A Câmara Municipal de Bauru recebeu no final da tarde de sexta-feira (2), um pedido de apuração de possível quebra de decoro parlamentar do vereador Eduardo Borgo (PSL), em relação às suas manifestações durante a reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI), que apura a atuação do Poder Executivo no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em Bauru, realizada no plenário “Benedito Moreira Pinto”, na última terça-feira (29 de junho).
O documento protocolado foi assinado pela vereadora Chiara Ranieri (DEM) e pelo presidente da Casa de Leis, Markinho Souza (PSDB). Demais parlamentares ainda podem subscrever o documento até a próxima segunda-feira (5).
O pedido de apuração é endereçado à presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Bauru, vereadora Estela Almagro (PT).
Toda documentação será encaminhada à comissão no início da próxima semana, e a presidente deverá nomear um membro como relator do processo.
“Cafézinhos da Cohab” e “amém”
A apuração parte das manifestações que o vereador Borgo fez na reunião da CEI da Covid, em 29 de junho, no uso de seu espaço. No documento, as “ilações evasivas de conotação suspeita sobre possíveis condutas não republicanas por parte dos membros que compõe a atual legislatura e pertenciam a anterior (sete vereadores atuais)”. Entre as palavras proferidas pelo edil estão “cafézinhos da Cohab” e “amém”, o que causou incomodo por parte dos vereadores presentes na CEI da Covid e a motivação para que Borgo se explique formalmente, conforme o andamento do documento ao longo da semana.
HORAH – Você sabe tudo