Câmeras e rondas noturnas devem ser adotadas nos cemitérios contra furtos

Ideia é monitorar os cemitérios dia e noite contra furtos (FOTO: Reprodução web)

A Emdurb deve instalar câmeras para um circuito de videomonitoramento dos cemitérios de Bauru na tentativa de reduzir a onda crescente de furtos de peças de bronze e outras mercadorias de valor existentes nos túmulos. Outra medida são as rondas noturnas efetuadas por pessoal da prefeitura com apoio da Polícia Militar na área externa, no entorno de cada cemitério, o que também deverá ocorrer durante o dia. Por fim, a prefeita Suéllen Rosim não descarta ainda a criação da Guarda Municipal, sugestão dada por alguns vereadores.

Todo esse esforço objetiva combater e diminuir os furtos nos cemitérios, problema registrado na maioria das cidades — as mercadorias furtadas são geralmente negociadas no mercado paralelo e o dinheiro usado para compra de drogas. O circuito de câmeras já está sendo adotado pela prefeitura de Bauru nos poços profundos e nos reservatórios de água do DAE por causa do constante furto de fios que, vira e mexe, tem deixado regiões da cidade desabastecidas.

Suéllen disse que a Guarda precisa ser avaliada com mais cuidado porque representa aumento de despesa fixa do município, mas que não está descartada. Por enquanto, a prefeita está priorizando medidas alternativas como as câmeras e a ampliação da atividade delegada, em que policiais são contratados por meio de convênio firmado com o Estado e mediante pagamento de horas trabalhadas, mas utilizando viaturas e estrutura de cada corporação envolvida.

HORAH – Informação é tudo