Sindicatos sugerem horários para comércio na Copa e definem trabalho em dezembro

Luiz Carlos, presidente do Sincomerciários para Jaú e cidades vizinhas (FOTO: HORAH)

Os sindicatos de trabalhadores e patronal do comércio de Jaú chegaram a um acordo sobre os horários de funcionamento das lojas durante a Copa do Mundo, que começa no próximo domingo 20 no Catar, e para o mês de dezembro, visando as compras de fim de ano. “Principalmente no caso da Copa, nos dias em que haverá jogo da seleção brasileira, estamos fazendo uma sugestão, não se trata de nenhuma imposição”, deixou claro o presidente do Sincomerciários, Luiz Carlos da Silveira e Souza, que representa os empregados do comércio em Jaú e cidades vizinhas. “O fundamental é respeitar o que está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho”, ressaltou, que é o documento onde constam os direitos dos trabalhadores.

Nos três jogos do Brasil na 1.a fase da Copa, a proposta dos sindicatos é que as lojas funcionem da seguinte maneira:

  • – Dia 24, quinta-feira, 16h – Brasil x Sérvia
  • Abertura das 9h às 15h30, com intervalo de 30 minutos para repouso e alimentação, sem volta ao trabalho depois do jogo
  • – Dia 28, segunda-feira, 13h – Brasil x Suíça
  • Abertura das 9h às 12h30 sem intervalo; depois do jogo, lojas reabrem das 15h30 às 18h
  • – Dia 2/12, sexta-feira, 16h – Brasil x Camarões
  • Abertura das 9h às 15h30 com intervalo de 30 minutos e sem retorno após a partida
  • Os sindicatos também previram as situações futuras do Brasil na Copa, o que vai depender de classificação da seleção para oitavas de final, quartas de final, semifinais e final. Supermercados, shopping e Território do Calçado vão seguir horários próprios que atendam às suas necessidades comerciais, “mas desde que respeitem os limites legais”, diz o acordo divulgado pelo Sincomerciários e pelo Sincomércio, entidade que reúne a classe patronal.
  • Para atividades neste fim de ano, os sindicatos decidiram que as lojas em Jaú vão trabalhar das 9h às 22h a partir do dia 8 de dezembro. Novamente haverá abertura do comércio varejista em um domingo, como já aconteceu em anos anteriores: será no dia 11/12, das 9h às 18h. Compensações e pagamentos extras aos trabalhadores estão previstas no acordo celebrado entre os dois sindicatos e que ambos estão divulgando para seus associados e disponibilizando nas redes sociais.
  • “De novo quero dizer que não se trata de imposição. Bariri, para dar um exemplo, decidiu que só vai abrir até 22h a partir do dia 12 e não do dia 8 em diante. O entendimento é que o fluxo de consumidores é menor nesse período, então eles decidiram adaptar à realidade da cidade”, pontuou Luiz Carlos, cujo sindicato que preside responde por Jaú, Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itapuí e Mineiros do Tietê.
  • HORAH – Informação é tudo