A Diretoria de Saúde da Prefeitura de Bariri, região de Jaú, descartou caso suspeito de Monkeypox que vinha sendo monitorado pelas autoridades do setor na cidade. Isso só foi possível após a chegada dos resultados de exames laboratoriais que comprovaram que o paciente testou negativo para a doença. A informação foi divulgada inclusive no site da Prefeitura para tranquilizar a população.
A suspeita recaía sobre um adolescente de Bariri que apresentou sintomas compatíveis com a Monkeypox, a chamada ‘varíola dos macacos’, após ter tido contato com outra pessoa também suspeita de ter a doença e que reside em SP. Além de ser monitorado pelos profissionais da Saúde, o adolescente era mantido em isolamento até então.
A Monkeypox é uma zoonose viral transmitida aos humanos a partir de um vírus que circula entre animais — daí o nome popular de ‘varíola dos macacos’. A transmissão se dá por contato direto de pessoa para pessoa, especialmente por secreção dos ferimentos causados pela doença. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, SP registrou 315 casos positivos da doença nos primeiros sete meses deste ano.
HORAH – Informação é tudo