CEI das Licitações – VEJA LISTA DOS PRIMEIROS CONVOCADOS PARA DEPOR

Presidente Mateus expôs o plano de trabalha na reunião de abertura da CEI das Licitações (FOTO: Reprodução/TV Câmara)

TRABALHOS VÃO COMEÇAR PELA ‘OPERAÇÃO DELETE’ DA POLÍCIA FEDERAL; objetivo é apurar suspeitas de irregularidades

Os cinco primeiros convocados para depor na CEI-Comissão Especial de Inquérito das Licitações sob suspeita de irregularidades na prefeitura de Jaú são os secretários Felipe Padilha (Finanças), Marco Cipola (Assistência Social, ex-assessor de gabinete) e Rodrigo Campanhã (chefe de gabinete), e os servidores de carreira Orlando Serra (controlador interno) e Daniel Barroa (pregoeiro e atual gerente de licitações).

Segundo o presidente da CEI, vereador Mateus Turini, são pessoas “que de alguma forma tiveram envolvimento com a Operação Delete da Polícia Federal na prefeitura, inclusive recebendo os policiais e atendendo as solicitações feitas por eles, ou que lidam diretamente com as licitações”.

O presidente, que também está secretariando os trabalhos da comissão, disse ainda que já foram protocolados “requerimentos sobre todos os processos licitatórios ocorridos entre 3 de agosto de 2017 e 4 de julho de 2022”. Este será o período de investigação estabelecido pela CEI, a começar pela Operação Delete, que apura a compra superfaturada de 150 computadores para a Educação em novembro do ano passado. “Vamos levantar todos os processos e fazer a devida categorização deles, por secretaria, por valor, procedimento, tipo de serviço, empresa etc.”, explicou.

Os primeiros convocados para depor serão ouvidos na 5ª feira da semana que vem, dia 14, respeitando os prazos regimentais previstos pela câmara. As oitivas serão abertas ao público e transmitidas ao vivo pela TV Câmara, para garantir a total transparência dos trabalhos. “Vamos trabalhar sempre de maneira conjunta, requerendo documentos e ouvindo testemunhas para agilizar os procedimentos”, esclareceu Mateus Turini. De acordo com a necessidade, serão convocados também servidores da Educação (no caso da Delete) e demais pessoas envolvidas com as licitações.

Lampião reclamou que oposição ficou com todos os cargos da CEI (FOTO: Reprodução HoraH/TV Câmara)

QUEIXA – Membro da CEI, o vereador Lampião reclamou que Mateus não escolheu nenhum dos governistas para relator ou secretário da comissão. “Não posso deixar de falar que o sr. cobrando escanteio, o sr. cabeceando e defendendo no gol”, disse Lampião na sessão da câmara de 2ª feira 4. “O sr. escolhendo tudo: é o presidente, colocou o Fábio (Souza, da oposição) de relator e a secretaria com o sr. também, e nós (governistas) com mais três membros ali”, completou, referindo-se a ele próprio, Moretti e Bill Luchesi. Apesar de ter só cinco dos 17 vereadores da câmara, a oposição aprovou a CEI das licitações e acabou de instituir a das Vacinas Antirrábicas também, que vai apurar a perda de prazo e descarte de 770 doses do imunizante pela Saúde.

HORAH – VOCÊ SABE DAS COISAS