TRÊS ANOS APÓS CONDENAÇÃO POR ESTUPRO DE MENINA, EX-PREFEITO GANHA SEMIABERTO

Paulo Araújo era presidente da Câmara e assumiu a prefeitura de Bariri interinamente, quando prefeito e vice foram afastados (FOTO: Reprodução G1)

Paulo Henrique Barros de Araújo já está no regime semiaberto da penitenciária II de Tremembé, SP. Ex-prefeito interino de Bariri, região de Jaú, ele ganhou direito ao benefício no dia 22/6. “Verifica-se que o sentenciado teve conduta classificada como ótima pelo Serviço de Segurança e Disciplina do estabelecimento em que cumpre pena, não havendo cometido falta disciplinar”, destacou a juíza Sueli Zeraik Armani, da comarca de São José dos Campos. O parecer do Ministério Público foi contrário ao benefício.

Carro do ex-prefeito caiu em valeta, momento em que vítima conseguiu fugir (FOTO: Reprodução)
Momento em que Paulo Henrique chegou à delegacia, após ser capturado no Vale do Igapó (FOTO: Reprodução)

Paulo Henrique sequestrou e estuprou menina de 8 anos de idade no feriado de 21 de abril de 2018 em Bauru. Ele abordou a criança quando ela voltava da padaria no Núcleo Habitacional José Regino, a convenceu a entrar no carro para uma carona e fugiu com ela para o Vale do Igapó, local conhecido por suas matas. Lá, teria abusado da menina, que conseguiu escapar do ex-prefeito quando o carro dele caiu em uma valeta na rua de terra. Encontrada correndo e assustada, ela foi acolhida por um casal morador do local, que acionou a PM. Paulo foi localizado e preso logo depois, sem camisa e bastante alterado.

Julgado em 2019, ele foi condenado a 11 anos e 3 meses de prisão em regime inicialmente fechado, sendo mantido na penitenciária de Tremembé desde então. Em relação à gravidade do crime e o tamanho da pena, a juíza simplesmente observou na sentença que “tais circunstâncias não podem ser consideradas como impedimentos à concessão de benefícios (ao condenado), por absoluta ausência de amparo legal”. Ela também citou o exame criminológico que teria apontado que Paulo Henrique “é considerado apto a usufruir do regime semiaberto”.

HORAH – VOCÊ SABE DAS COISAS