Cetesb confirma interdição do transbordo de Jaú; nova área já foi alugada

Cetesb interditou o transbordo e fixou placa no local proibindo deposição de mais lixo no local (FOTO: Luizinho Andretto/Reprodução)

Atendendo a solicitação do HORAH, a assessoria de imprensa da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de SP confirmou por e-mail a interdição nesta 3.a feira 24 do transbordo utilizado pela Prefeitura de Jaú, às margens da rodovia Jaú-Brotas. Uma placa foi colocada por técnicos da companhia no local comunicando a interdição e a proibição do despejo de mais resíduos sólidos naquela área.

“Local interditado. Condições ambientais inadequadas. Proibido o despejo de resíduos neste local”, diz a placa fincada na área desde o período da manhã, apesar da movimentação de caminhões e máquinas continuar intensa, como se nota pela foto publicada por HORAH. Segundo o pessoal que trabalhava lá, teria sido dada uma tolerância até a 4.a feira para interromper tudo, o que, na verdade, contraria a interdição.

A nota encaminhada à reportagem pela Cetesb é objetiva e deixa dúvidas em relação ao que foi questionado, inclusive sobre a tal ‘tolerância’. “A área do Transbordo de Resíduos Sólidos Urbanos de Jaú foi interditada hoje (24/03). A Prefeitura Municipal está no processo de licenciamento de uma nova área, que poderá ser utilizada apenas após a obtenção das licenças ambientais necessárias”, informa a Cetesb.

A nova área já foi alugada pelo município por R$ 900 mil em fevereiro, por 60 meses, do proprietário Sidnei Piva Jr e também às margens da rodovia Jaú-Brotas, só que mais distante da cidade e com ao menos 6km em terra para acessar o local. O contrato da área anterior, assinado em março de 2024 por 60 meses ao valor de R$ 626,7 mil, ainda está em vigor. Segundo explicou a prefeitura à época, assim que a nova área estiver em condições de uso, o transbordo será transferido para lá integralmente e a área antiga, desmobilizada e limpa, devolvida aos proprietários.

Com a interdição da área atual pela Cetesb, não se sabe ainda como a prefeitura vai fazer com o lixo coletado diariamente na cidade. Nenhuma nota foi divulgada pela Secretaria de Comunicação sobre o assunto, ainda.

Depósito inadequado de lixo no transbordo deu origem à interdição (FOTO: Luizinho Andretto/Reprodução)

HORAH – Informação é tudo