Chuva – ESTADO LIBERA R$ 5 MILHÕES PARA BARRETOS INICIAR RECUPERAÇÃO DE ESTRAGOS

Placas de asfalto inteiras foram arrancadas pela enxurrada forte (FOTO: EPTV/Reprodução)

Secretário interino do Desenvolvimento Regional, Rubens Cury anunciou a liberação de R$ 5 milhões para a prefeitura de Barretos, na região Norte do estado, iniciar a recuperação do que foi estragado pela chuvarada da última 5.a feira (6). Placas inteiras de asfalto foram arrancadas pela força da enxurrada em várias ruas e avenidas da cidade, uma ponte desmoronou e vários outros estragos na infraestrutura urbana foram registrados, além de carros terem sido arrastados e até uma mulher está desaparecida — Antônia Yoshida, 77 anos, sumiu em meio à enxurrada e está sendo procurada pelo Corpo de Bombeiros, inclusive com auxílio de drone.

A prefeita Paula Lemos decretou estado de calamidade pública por 180 dias, período em que o município ficará dispensado de fazer licitação para compra de materiais necessários para reconstruir a cidade. Ela também deverá entregar ao governo do estado um relatório das ruas e avenidas danificadas, para avaliação de novas liberações financeiras; quanto à ponte que rodou com a força da água, deverá ser recuperada por meio de convênio com a Defesa Civil estadual. “Barretos é prioridade máxima, agora”, disse Rubens Cury.

Momento em que ponte foi arrastada pela água em avenida de Barretos: destruição (FOTO: Reprodução redes sociais)

De acordo com meteorologistas, o que aconteceu na região de Barretos foi o encontro de uma frente fria que se desloca pelo Litoral com uma massa de ar quente e úmida, predominante sobre o estado. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera levou à formação de linhas de instabilidade, varrendo a região. Essa tal linha de instabilidade é um fenômeno meteorológico que se caracteriza pela junção de várias nuvens cumulonimbus, que são aquelas que provocam chuvas fortes e raios. Há registros indicando que choveram 82,4 mm em 5 horas, mas em apenas 1 hora atingiu 51 mm, mais que suficiente para produzir estragos. Para este sábado (8), ainda há previsão de chuvas fortes na região.

HORAH – Informação é tudo