Risco para Rio Jaú – CETESB EXIGE OBRA NO ESGOTO E MULTA D. CÓRREGOS

Lagoa de tratamento de esgoto com talude comprometido, coberto por lona: risco iminente (FOTO: Luizinho Andretto/Reprodução)

Outra vez a agência CETESB de Bauru vistoriou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Dois Córregos e multou a prefeitura da cidade em R$ 4.363,30 por ainda não ter executado obras estruturais de reforço e contenção de taludes em duas lagoas de tratamento. Segundo os técnicos, há risco de rompimento e consequente vazamento de dejetos que podem atingir o Rio Jaú e acarretar problema ambiental de grande porte na cidade e em outras, rio abaixo, inclusive Jaú, que fica a 28 km de distância.

Em fevereiro do ano passado, o vereador jauense Luizinho Andretto (Republicanos) foi à ETE de Dois Córregos acompanhado por equipe do Corpo de Bombeiros para vistoriar o local. Ele denunciou o risco de vazamento do esgoto e cobrou providências urgentes da CETESB, que já monitorava o tratamento de esgoto desde 2017, quando surgiram os primeiros deslizamentos de talude. O local foi coberto com lona e uma empresa de engenharia contratada para realizar o projeto técnico, fazer a sondagem do solo e municiar a prefeitura para as obras necessárias.

Luizinho é vereador em Jaú e monitora ETE e riscos em Dois Córregos (FOTO: Reprodução/TV Câmara)

Após a multa aplicada agora, o serviço de água e esgoto da cidade, Saaedoco, anunciou que recorreu e garantiu que segue monitorando a ETE para minimizar riscos. O recurso contra a multa aponta necessidade de uma obra estrutural considerada de grande porte, que exigirá investimentos de cerca de R$ 1,5 milhão. A Defesa Civil e o Ministério Público teriam sido comunicados e também acompanham o caso, principalmente nesta época de chuvas intensas, quando os riscos ficam teoricamente maiores. O Rio Jaú, pra ter ideia, corta a cidade de Jaú e já teve água captada para reforçar o abastecimento da população.

HORAH – Informação é tudo