A epidemia de dengue continua apavorando os moradores de Jaú, no centro do estado, que acaba de confirmar a sexta morte causada pela doença neste ano. A vítima dessa vez é uma mulher de 62 anos, que não sofria de nenhuma doença, mas que não teve a identidade nem o bairro em que morava divulgados pela Secretaria da Saúde. O último boletim da dengue foi liberado pela Prefeitura nesta 3.a feira 14.
Ao todo, Jaú já confirmou 3.271 casos de dengue e ainda possui 2.014 suspeitos no aguardo de resultados de exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz de SP. Sete dias atrás eram 2.665 registros positivos da doença na cidade, o que significa que foram 506 novos casos contabilizados nesse período, média de 72 por dia. Ou seja, a dengue continua avançando rapidamente.
Serviços públicos de saúde seguem lotados e os atendimentos hospitalares sempre muito requisitados. O que a Saúde tem feito são nebulizações com equipamentos acoplados em veículos para alcançar áreas de cobertura maiores. Nesta 3.a feira será a vez do Jardim Carolina, a partir das 18h; de amanhã a 6.a feira (dias 15, 16 e 17, respectivamente), o trabalho será realizado no populoso distrito de Potunduva.
A recomendação básica durante as nebulizações é que portas e janelas das casas fiquem abertas para o inseticida agir, mas alimentos e vasilhas de água e comida de animais de estimação devem ser cobertos; crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios devem ser isolados em um cômodo, evitando contato com o inseticida.
Outra providência adotada nesta semana em Jaú é o recolhimento de entulho e materiais inservíveis das residências. A campanha Cidade Limpa está percorrendo os bairros das 9h às 17h para transportar o que a população deixa nas calçadas e que podem servir de criadouros para o mosquito transmissor da doença. A campanha vai até dia 21.
HORAH – Informação é tudo