Cidade confirma 8.o óbito por dengue e 13.o por covid

Evitar água acumulada é uma das medidas contra a proliferação do mosquito que transmite a dengue (FOTO: Reprodução Web)

Secretaria da Saúde de Marília divulgou nesta 4.a feira 17 a confirmação de novas mortes por dengue e covid na cidade. Segundo os boletins oficiais, a Vigilância Epidemiológica registrou o 13.o óbito por covid neste ano e as 7.a e 8.a mortes por dengue. Por meio de nota, a prefeitura lamentou os óbitos e emitiu “condolências e pêsames às famílias”.

A vítima de covid foi uma mulher de 27 anos, que sofria de doença cardiovascular crônica, imunossupressão, pneumopatia crônica e que estava internada desde 4 de abril; a morte foi confirmada dia 10 e a constatação da doença foi divulgada no boletim epidemiológico desta semana.

O município também comunicou duas novas mortes por complicações causadas pela dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O 7.o óbito é de um homem de 80 anos, portador de doença cardiovascular crônica e diabetes, que apresentou sintomas dia 5 de março, morreu 4 dias depois e a causa vinha sendo investigada desde então; o 8.o óbito é de outro homem, de 72 anos, que sofria de doença cardíaca e diabetes, teve sintomas dia 9 de março e morreu dia 24 do mesmo mês.

Sobre a epidemia de dengue que atinge a maioria das cidades paulistas, inclusive Marília, a Prefeitura reiterou a contratação “de mais médicos e a ampliação nos horários de atendimento à população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) municipais. Há trabalho com drone para localizar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença em locais de difícil acesso, pulverizações e pedidos para que a população ajude a manter a cidade e quintais limpos.

HORAH – Informação é tudo