CIDADE PROGRIDE DE FASE E ATIVIDADES ECONÔMICAS SEGUEM FUNCIONANDO

Classificação do Plano SP progrediu a região de Marília e manteve na fase Vermelha a região de Bauru (FOTO: Reprodução)
  • POR FORÇA DE LEI MUNICIPAL, MARÍLIA JÁ ESTAVA COM COMÉRCIO E SERVIÇOS TRABALHANDO DESDE O DIA 1º

Na fase Vermelha desde 18/1, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília progrediu novamente para a fase Laranja nesta 6ª feira (5). O anúncio foi feito pelo governador Doria em nova reclassificação oficial do Plano SP. Apesar de ser menos restritiva, a nova fase não vai mudar muita coisa na cidade, na prática, porque desde o dia 1º o comércio, shoppings, restaurantes, bares, academias, salões e barbearias estão funcionando por força de lei aprovada na Câmara, que reconheceu essas atividades como essenciais.

Na fase Vermelha, só os serviços considerados essenciais podem funcionar, caso de farmácias, padarias, supermercados, lojas de material de construção e postos de combustíveis. Com a lei elaborada pelo presidente da Câmara Marcos Rezende e aprovada por unanimidade, tudo isso se tornou essencial no último sábado (30), em sessão extraordinária. No mesmo dia o prefeito Daniel Alonso sancionou a lei e publicou em edição extra do Diário Oficial. Agora, com a progressão da região inteira para a fase Laranja, além da chamada Lei de Marília há ainda o amparo do Estado para a economia seguir trabalhando.

O governo chegou a acionar o Ministério Público (MP) no caso de Marília, mas até agora a Prefeitura não foi notificada – e, com o avanço no Plano SP, nenhuma punição faz mais sentido. Ademais, o prefeito Daniel conquistou mais leitos de UTI para Marília e com isso baixou a taxa de ocupação para 75% em média, que é exigência estadual para a fase Laranja. “Também reforçamos a fiscalização para evitar aglomerações e descumprimento das regras de restrição”, explicou Daniel. Atualmente, a cidade contabiliza 179 óbitos desde o começo da pandemia.

HORAH – Você bem informado