Cidade registra menor índice de Covid desde o começo da pandemia

Secretário Ferioli Pereira, responsável pela Saúde, comemora resultados (FOTO: Divulgação)

Secretaria da Saúde de Marília divulgou que em agosto alcançou o menor índice de registro de casos positivos de Covid-19 na cidade, desde o começo da pandemia, em março de 2020. Na semana passada foram só quatro casos. Em nota, a secretaria comparou esse número com o registrado durante uma semana de 2022, quando ocorreram 2.485 contaminações de marilienses pela doença.

“Uma vitória da Saúde”, comemorou o secretário e médico Osvaldo Ferioli Pereira, que tem 30 anos de experiência na rede pública. E tem mesmo que festejar, porque a Covid atingiu nada mais nada menos do que 65.180 pessoas na cidade até agora, matando 1.274 delas. “A incidência de casos vem se mantendo no seu mais baixo índice médio e, para melhorar ainda mais, é preciso a população prioritária, idosos ou com comorbidades, tomarem o reforço vacinal com a bivalente”, recomendou o secretário.

Ferioli Pereira assumiu a pasta em fevereiro deste ano para substituir o então titular Dr. Sérgio Nechar, que passou a ocupar vaga de vereador à Câmara Municipal. Mas desde o ano passado ele já exercia o cargo interinamente, ao lado do colega e, juntos, idealizaram alternativas para desafogar as unidades de pronto atendimento da cidade com postos que funcionam à noite, também.

Em nota, a Saúde informou que a Covid contaminou 11.414 pessoas em nove meses em 2020 e matou 105 delas; no ano seguinte foram 25.999 casos positivos da doença e 980 óbitos; em 2022, 25.836 contaminados e 159 mortes; e neste ano, até a 32.a semana ou oitavo mês (agosto), foram 1.937 registros positivos da doença entre marilienses e 32 mortes.

HORAH – Informação é tudo