Cidade se aproxima dos 6 mil casos de dengue e já tem 9 mortes pela doença

As ações adotadas pela Secretaria da Saúde não foram suficientes para conter o avanço acelerado da dengue em Jaú, que se aproxima dos 6 mil casos confirmados da doença e já contabiliza 9 mortes neste ano. De 30/4 a 4/6 foram 3.535 novos casos de dengue, o que dá uma média de 131 doentes a mais a cada dia, todos os dias. No total, até a divulgação do último boletim epidemiológico da doença, Jaú estava com 5.605 casos positivos oficiais – sem contar aqueles registrados em unidades particulares de saúde ou que a confirmação da doença se deu por exame farmacêutico, por exemplo.

Em relação à semana passada foram 482 novos casos de dengue oficialmente contabilizados pela Secretaria da Saúde, média de 68,8 ao dia. A quantidade de pessoas mortas por dengue também está crescendo: eram 5 no dia 30/4, passou para 6 no boletim divulgado em 14/5, foi para 7 daí a uma semana e agora, 9 óbitos. Como de costume, a Prefeitura não informa em qual região da cidade a pessoa residia ou qual grupo etário está sendo mais castigado pela dengue.

A última divulgação feita pela prefeitura, na 6.a feira 7, foi de nebulização costal contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, nas casas da Vila Netinho. Pelos relatos da população à imprensa, o bairro tem sido um dos mais afetados pela dengue. A pulverização costal “é uma das ações de bloqueio e eliminação do mosquito”, informou a Secom (Secretaria de Comunicação), conclamando a população a também colaborar limpando quintais para remover eventuais criadouros do mosquito (qualquer objeto que possa acumular água).

HORAH – Informação é tudo