Cidade terá monumentos ao calçado, João Ribeiro e peixe Jaú

Hidroavião com João Ribeiro e tripulação na represa de Guarapiranga, SP, após a travessia do Atlântico em 1927 (FOTO: Acervo histórico/Reprodução)

Licitação para tomada de preços no valor total de R$ 340,4 mil foi aberta pela prefeitura de Jaú para contratação de empresa para construir três monumentos em vias de acesso à cidade. As obras vão fazer parte do reconhecimento de Jaú como Município de Interesse Turístico (MIT), com destaque para as potencialidades econômicas, históricas e culturais. A licitação está marcada para 5 de junho, às 9h.

Em nota à imprensa, a prefeitura informou que o canteiro central da Av. Ana Claudinha ganhará monumento ao Hidroavião Jahu (com ‘h’), aeronave usada pelo aviador jauense João Ribeiro de Barros para fazer a travessia sem escalas do Atlântico Sul em 1927; a Av. Netinho Prato terá homenagem à indústria calçadista e ao título estadual de ‘Capital do Calçado Feminino’; e a rotatória da Av. Desembargador João Batista de Arruda Sampaio terá monumento ao peixe Jaú, que dá nome à cidade.

Jaú é reconhecido como Município de Interesse Turístico pelo calçado, pelo patrimônio histórico-cultural representado por seus casarões da época áurea do café; e pelo turismo religioso, com destaque para a Capela de Frei Galvão no distrito de Potunduva, às margens do rio Tietê, onde a Igreja Católica reconheceu o milagre da bilocação do religioso, determinante para que ele fosse canonizado. Isso sem falar no patrimônio gastronômico do distrito de Pouso Alegre de Baixo e nos roteiros rurais e ecológicos, mas tudo ainda pouco explorado comercialmente.

HORAH – Informação é tudo