Patrimônio em ruínas: mais um prédio histórico desmorona no centro

Prédio já estava interditado pelo risco de desabar, o que acabou acontecendo hoje (FOTO: Divulgação/Secom)

Prédio “tombado como patrimônio histórico” e que “estava interditado há mais ou menos dois meses” justamente por risco de desabamento, sofreu desmoronamento parcial no início da manhã desta 4.a feira (17) em Jaú. A construção fica na Rua Humaitá, em frente à Rodoviária da cidade, e a própria população a apontava como perigosa para a segurança das pessoas. Não há informação de feridos.

Em nota emitida às 8h30, a Secretaria de Comunicação (Secom) da prefeitura divulgou que “imediatamente foram acionados o Departamento de Trânsito, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, e a Secretaria de Habitação e Planejamento Urbanístico” para as providências necessárias. A área está isolada para evitar novos problemas.

“(…) a partir de agora começa o trabalho de remoção dos detritos e posterior avaliação” do que restou do prédio. A nota é encerrada com a informação de que “os proprietários já haviam sido notificados sobre o risco de queda” do imóvel.

Desabamento em hotel foi na noite do feriado de Tiradentes: pedaços de concreto atingiram vários carros (FOTO: Vem Pra Rua/Reprodução)

OUTRO – São mais de 400 prédios relacionados pelo patrimônio histórico em Jaú, o que está provocando grande discussão na cidade, principalmente por causa do mau estado de conservação da maioria deles. O debate se intensificou com o desabamento de parte da estrutura externa do prédio de 70 anos do Hotel Jaú, o primeiro da cidade, na noite do feriado de Tiradentes, em 21 de abril, no Centro. Por sorte, também não houve feridos, mas os danos materiais foram enormes: vários carros foram atingidos, o comércio deixou de funcionar no entorno do hotel por 15 dias e até a energia elétrica permaneceu desligada a maior parte do tempo. São muitas as denúncias contra imóveis em situação precária, sem que o poder público anuncie qualquer providência para evitar novos acidentes.

HORAH – Informação é tudo