Com apoio da FAB e Incor, órgãos para transplantes são captados na Sta. Casa

Dr. Honorato, do Incor-SP, que chefiou equipe para captação de coração em Jaú (FOTO: Reprodução vídeo/Divulgação)

Com apoio de avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e suporte da Polícia Militar, equipe médica do Instituto do Coração (Incor) de SP esteve em Jaú nesta 2.a feira (3), para captação múltipla de órgãos para transplantes. Coração, rins, fígado e córneas foram captados de um paciente que teve a morte encefálica confirmada, e a família, após entrevista conduzida por equipe especializada da Santa Casa de Jaú, aceitou fazer a doação.

“O coração é de bom tamanho, boa formação”, confirmou o cirurgião cardiovascular do Incor Ronaldo Honorato em telefonema para SP após a captação do órgão na Santa Casa de Jaú. Em vídeo, ele disse que o órgão seria recebido por uma paciente com arritmia grave “e que se encontra em critério de prioridade”. Ele e os médicos Maribel Flores e Carlos Imberg vieram à cidade com esta finalidade e agradeceram o empenho de todos e a família do doador, “que num momento de muita dor entendeu que é possível reciclar a vida”, disseram.

Após captação, órgãos foram imediatamente levados para transplante em pacientes que já os aguardavam (FOTO: Divulgação/Santa Casa)
Como é praxe nesses procedimentos, avião da FAB foi utilizado para agilizar o vai-e-vem das equipes e órgãos (FOTO: Divulgação/Sta. Casa)

O fígado foi captado pela equipe da Santa Casa de Marília, chefiada pelo médico Francisco Sergi, e encaminhado para transplante na Santa Casa de São José dos Campos; rins e córneas seguiram para o hospital da Unesp Botucatu após captação feita pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da própria Santa Casa de Jaú, especializada em procedimentos que envolvem a obtenção de múltiplos órgãos.

Uma complexa operação foi montada para executar todos os procedimentos no tempo hábil para não comprometer os órgãos, o que contou com apoio da PM para escolta da equipe do Incor entre o aeródromo da Fazenda Morro Vermelho, onde o avião da FAB pousou, até a Santa Casa de Jaú, e vice-versa; na Capital, helicóptero Águia da PM levou o coração até o Incor.

Em nota, a Santa Casa informou que desde o credenciamento do hospital no Sistema Nacional de Transplantes em 2007, “já realizou mais de 840 procedimentos” como o de hoje. Em encerrou lembrando que para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, “basta conversar com sua família sobre o desejo de ser doador”, visto que a captação de órgãos só ocorre com autorização da família. Para tanto, a Santa Casa “mantém 24 horas uma equipe para que seja feita a captação de órgãos”.

HORAH – Informação é tudo