Prefeitura paga ‘cata-galhos’ e material recolhido vira fogueira

Galhos recolhidos na cidade viram cinzas em pontos de descarte irregular (FOTOS: Reprodução vídeo/Mateus Turini)

O vereador Mateus Turini (PDT) denunciou por meio de live na tarde desta 2.a feira (3), que o material recolhido de podas de árvores e limpeza de jardins e quintais em Jaú está virando fogueira. “A gente paga por um serviço de recolha de galhos e estão botando fogo, poluindo o meio ambiente. O contrato não prevê esse tipo de descarte, até porque é ambientalmente irregular, isso não pode existir”, denuncia, indignado com a situação.

Mateus conta na live que viu o caminhão carregado de galhos e seguiu para ver aonde o material seria descartado, surpreendendo-se com o destino final. Ele isentou os trabalhadores, que “estão cumprindo ordens”, e fez duras críticas à Secretaria do Meio, que “autoriza o serviço do cata-galhos para depois tocar fogo, provando que é a secretaria do anti-meio-ambiente”.

Segundo o vereador, isso explica porque os questionamentos oficiais feitos por ele à pasta não foram respondidos, prometendo ingressar com mandado de segurança para receber as informações. “Esse serviço era justamente para preservar o meio ambiente, não para fazerem isso”, disse Mateus, chamando várias vezes a atenção para o volume de fogo e fumaça no local do descarte dos galhos recolhidos em Jaú.

HORAH – Informação é tudo