COM ESTOQUE BAIXO, HEMONÚCLEO CHAMA DOADORES DE SANGUE

FOTO: Divulgação

Com estoque de bolsas de sangue “muito abaixo do ideal”, o Hemonúcleo Regional de Jaú está apelando aos doadores para que agendem horário e compareçam o quanto antes. Falta sangue de todos os tipos e plaquetas, também. Por causa das férias e de viagens, essa época do ano é sempre crítica e as doações costumam cair, em média, 30%.

As informações foram divulgadas pelo hemonúcleo, observando que “os procedimentos cirúrgicos e serviços hospitalares que necessitam de sangue e plaquetas continuam sendo realizados no Hospital Amaral Carvalho e nos outros 11 hospitais da região” atendidos pela unidade. Outro desafio é a pandemia e a nova onda de casos.

“A infecção compromete os doadores, que ficam impossibilitados de doar por 14 dias. Isso faz com que reduza muito o número de doadores, criando um problema de estoque inadequado para atender a demanda”, diz o médico Marcos Augusto Mauad, coordenador do Hemonúcleo Regional.

Para doar sangue basta ligar para o local e fazer agendamento de dia e horário, pelos telefones 3602-1355/56. A unidade está seguindo as normas sanitárias de precaução contra a pandemia, como uso obrigatório de máscara, distanciamento entre assentos e oferta de álcool em gel para higienização das mãos. Demais detalhes serão informados diretamente aos interessados em doar sangue.

HORAH – Informação e prestação de serviço