COM ESTOQUES NO LIMITE, PREFEITO VAI A BRASÍLIA ATRÁS DE MEDICAMENTOS PARA INTUBAÇÃO

O prefeito Ivan Cassaro vai fazer um bate-volta a Brasília, DF, nesta 3.a feira (30), em mais uma tentativa de conseguir medicamentos para o chamado kit intubação de pacientes de UTI em Jaú. Os estoques estão no limite nos hospitais da cidade, especialmente na Santa Casa, que é referência SUS para o tratamento da Covid-19. Segundo apurou HORAH, Ivan e ao menos mais um prefeito da região vão decolar de Lençóis Paulista para Brasília no início da tarde e voltar ainda hoje.

A decisão de bater à porta do governo federal foi tomada porque o estado não está conseguindo suprir as necessidades dos hospitais. O prefeito Anderson Prado, de Lençóis, que vai a Brasília também, chegou ao ponto de pedir a transferência dos pacientes da UTI da cidade para outras localidades por falta de remédios para mante-los intubados. Um desses medicamentos, que a cidade consome 320 ampolas/dia, tinha acabado e o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru mandou somente 40, suficientes para “dois ou três horas”.

O provedor da Santa Casa Jr. Bernardi e o prefeito de Jaú (Foto: Reprodução)

Na Santa Casa de Jaú, o provedor Alcides Bernardi Jr informou ao HORAH que recebeu no sábado (27) “umas 350 ampolas de um medicamento, só que usamos 250 por dia”. Na noite de ontem (29), ele informou que aguardava nova remessa de remédios pelo estado entre hoje e amanhã — o hospital mantém média de 30 pacientes intubados nas UTIs, tanto Covid quanto para outras emergências. Segundo informação obtida pela reportagem, a Santa Casa, mesmo com estoque do kit intubação suficiente apenas para essa semana (caso não chegue mais), está recebendo pedidos de ajuda de outros hospitais.

HORAH – Informação é tudo