COM MAIS 6 ÓBITOS POR COVID, CIDADE CHEGA A 314 NA PANDEMIA

PARA DRS DE BAURU, PROBLEMA É COM A VARIANTE DO CORONAVÍRUS E PODE FICAR AINDA PIOR EM JAÚ (FOTO: Reprodução Web)

O número de mortos por Covid-19 não para de crescer em ritmo acelerado em Jaú. Foram 7 óbitos nas últimas 24 horas, sendo 6 de pacientes residentes na cidade e um da microrregião (que agora contabiliza 93 mortes). O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde nesta 2ª feira (1) ainda registra 4 óbitos suspeitos.

Durante nove meses da pandemia em 2020, de março a dezembro, a cidade contabilizou 96 óbitos; só nos últimos 59 dias entre janeiro e fevereiro deste ano, foram registradas mais 218 mortes. O total de casos confirmados de Covid em Jaú subiu agora para 8.054, após 56 novos diagnósticos positivos divulgados hoje (e restam mais 472 suspeitos que aguardam resultados de exames).

Na região não há nenhuma outra cidade nas mesmas condições epidemiológicas de Jaú. Botucatu, com igual população (em torno de 150 mil habitantes) e 7.889 casos confirmados de Covid, são 103 óbitos; em Araraquara – que tem 250 mil moradores, quase 15 mil diagnósticos positivos da doença e duas novas variantes já detectadas do coronavírus (a britânica e a amazonense) – são 211 mortes.

Alta nos óbitos pode ter relação com nova cepa do vírus (FOTO: Reprodução Web)

VARIANTE – Para a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru, Doroti Alves Ferreira, só tem uma explicação para a disparidade dos números de Jaú: “A gente considera a variante [do coronavírus]. Por isso que a previsão é até de uma piora”. A expectativa do DRS é de que um agravamento da situação nas próximas duas semanas, e não deve parar por aí. “Março e abril, a previsão é de que serão meses críticos ao ponto de a gente ter problema com leitos de UTI”.

HORAH – Você sabe das coisas