O prefeito Rafael Agostini confirmou o 1º caso de Covid-19 em Jaú e alertou a população que mesmo com medidas restritivas, “se apenas 5% dos jauenses forem infectados (cerca de 7 mil pessoas), haverá pelo menos 350 casos graves” da doença na cidade, quantidade que os hospitais não darão conta de atender. Durante vídeo postado nas redes sociais na tarde desta 5ª feira (2), Rafael apelou para que as pessoas fiquem em casa, como única medida eficaz para evitar a propagação em massa do coronavírus.
“Estamos decretando hoje Estado de Calamidade Pública em Jaú”, afirmou o prefeito, medida que HORAH vinha cobrando há dias e que permite ao governo municipal adotar ações que apenas a Situação de Emergência não contemplava. Ele disse que há também “mais um óbito suspeito de ontem para hoje” sendo investigado, e que a cidade aguarda a chegada de “mais de 30 exames laboratoriais” de outros casos suspeitos da doença.
Rafael garantiu ter comprado “300 testes” do Covid-19 e reforçado parceria com a Santa Casa para ampliar leitos de UTI – o hospital entregou 10 novos leitos na 4ª feira (1), após investir R$ 1 milhão de recursos próprios e doações. Apesar disso, o prefeito foi taxativo: “Apelo para que vocês fiquem em casa. Infelizmente, nos últimos dias, temos visto muita gente caminhando nos bairros, no Centro (…). A única estratégia realmente eficaz para conter o vírus é o isolamento”.
HORAH – Você bem informado, sempre