Comércio – ÓTICAS SERÃO AUTORIZADAS A ABRIR E DRIVE THRU, REGULAMENTADO

Apelos dramáticos, gente brava, carreatas. A pressão crescente surtiu efeito e o prefeito Rafael Agostini vai publicar novo decreto na 4ª feira (22), promovendo a reabertura gradual do comércio em Jaú. O anúncio foi feito neste domingo (19) pelo secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico Carlos Ramos, o Kakai, que compõe o comitê de crise do coronavírus na cidade.

O domingo foi de protesto em Jaú, com carreata e cartazes pedindo a reabertura do comércio (FOTO: Reprodução)

Ele deu a informação em vídeo nas redes sociais, mas avisou que a retomada total da atividade econômica não será possível nesse momento porque “o decreto estadual não deu permissão aos municípios, mesmo àqueles onde a situação está controlada, como Jaú”. Prefeitos que o fizeram, lembrou Kakai, tiveram a decisão derrubada pela Justiça “no dia seguinte”. Pior: esses prefeitos “vão responder por improbidade administrativa” por descumprimento do decreto do governador.

O QUE VIRÁ – Dois pontos já foram decididos e constarão do decreto do prefeito: 1) as óticas serão reconhecidas como ‘atividade essencial’ e poderão “trabalhar de portas abertas, respeitando as regras sanitárias” que serão definidas no decreto de Rafael; 2) o prefeito vai regulamentar o sistema drive thru para o restante do comércio, onde será possível vender pela internet ou WhatsApp e o cliente retirar o produto na porta da loja.

O regramento dessa atividade fará parte do novo decreto municipal, mas está claro que “o cliente não poderá entrar na loja”, apenas passar pela rua ou parar e retirar o produto adquirido, observou Kakai. “É o ideal? Claro que não. Gostaríamos de permitir que as portas ficassem abertas, mas vamos ser práticos e objetivos? Isso é que é possível agora”, ponderou o secretário. Para finalizar, ele pediu que ‘o jauense compre de jauense’ para estimular a produção e o comércio da cidade.

HORAH – Você sabe das coisas