Comissionado, novo procurador-geral se apresenta para comandar concursados

Rui Piva, o veterano e experiente advogado que pediu exoneração do cargo (FOTO: Reprodução Facebook)

RUI PIVA CHEGA COM A MISSÃO DE ‘DESTRAVAR’ A PROCURADORIA, ACUSADA PELO PREFEITO E VEREADORES ALIADOS DE ATRAPALHAR A ADMINISTRAÇÃO

Anunciado extraoficialmente no início da semana, o advogado e professor de Direito Rui Carvalho Piva vai se apresentar nesta 5.a feira 4 ao prefeito Ivan Cassaro para, oficialmente, assumir a Procuradoria-Geral do Município de Jaú. Escolhido pelo chefe do Executivo, o comissionado vai comandar setor onde atuam somente procuradores jurídicos concursados. O desafio é fazer a Procuradoria funcionar, já que tanto o prefeito quanto os vereadores da base aliada reclamam que o setor é um dos que estão ‘travando’ a administração Ivan.

Procurado por HORAH, Rui Piva se limitou a dizer o seguinte: “Respondendo a sua pergunta, informo que irei comparecer amanhã, quando receberei a oficialização da contratação e iniciarei os trabalhos de Procurador-Geral do Município”. Demais informações, segundo ele, deveriam ser buscadas junto à secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, à qual “a Procuradoria-Geral está administrativamente vinculada” e que é, portanto, “o órgão competente para atender a mídia”. De qualquer forma, Piva confirmou a nomeação.

Vira e mexe o prefeito culpa um setor pelo fracasso da administração e chora; a Procuradoria foi um deles (FOTO: Reprodução/redes sociais)

Foi por meio de projeto de lei proposto recentemente pelo Executivo que tornou possível a nomeação de um comissionado para a Procuradoria-Geral do Município, função até então ocupada exclusivamente por procuradores concursados. São oito na prefeitura de Jaú. Os dois últimos a ocupar a função foram Renato Travollo Melo, ainda na gestão do ex-prefeito Rafael Agostini, e, de 21/1 do ano passado em diante, Daniel Guilherme Moreira. Porém, o escolhido do atual prefeito ficou pouco e pediu para deixar a função por discordâncias com o governo.

Piva é veterano, especialista e Direito Tributário, Mestre em Direito Ambiental e Doutor em Direito de Família. Ele já atuou pela ITE-Bauru e FAAP-São Paulo, estando agora nas Faculdades Integradas de Jaú, onde já tinha construído uma história acadêmica no passado. Quanto à Faculdade de Direito de Jaú, disse ao HORAH que integra equipe que está “introduzindo a disciplina de Direito nos Meios Eletrônicos”. Outra atuação é de professor tutor de ensino de pós-graduação à distância na FMU.

HORAH – Você sabe das coisas