Decreto apresentado por videoconferência aos vereadores na manhã deste domingo (14), e publicado em seguida em edição extra do Diário Oficial de Bauru, fixa as regras para o funcionamento da cidade a partir de amanhã (15), quando entra em vigor a nova classificação para todas as cidades da região dentro do Plano SP. Bauru, Jaú e demais municípios estavam na Fase 3 e foram rebaixados para a 2, passando portanto da faixa Amarela para a Laranja, mais restritiva.
Apesar da proibição nesta fase do funcionamento de restaurantes, bares, lanchonetes, salões de beleza e academias, Bauru decidiu mante-los abertos, mas com restrições. Bares e restaurantes terão de optar por abrir no almoço ou no jantar, em horários pré-definidos: das 11h às 15h ou das 18h às 22h. E só de 2.a a 6.a feira, porque devem permanecer fechados nos finais de semana e feriados.
O decreto de Gazzetta também estendeu a quarentena na cidade até dia 28, como determinado pelo Plano SP. O comércio vai funcionar das 10h às 16h, de 2.a a 6.a feira; shoppings, das 14h às 20h; salões, das 15h às 19h; academias, só com prescrição médica; food trucks, trailers, carrinhos de lanche etc., 4 horas ininterruptas por dia e nunca depois das 22h.
O Governo do Estado rebaixou a região de Bauru na classificação do Plano SP por causa da evolução negativa dos índices da pandemia do coronavírus. O número de óbitos tem aumentado constantemente, por exemplo, e a ocupação de leitos hospitalares, também. Prefeitos que integram o Pacto Regional liderado por Bauru devem seguir o mesmo planejamento, situação que já teria sido enviada ao governo estadual.
HORAH – Você bem informado