Complexo Cultural e novo Museu de Paleontologia serão entregues nesta 6.a feira

Réplica de dinossauro encontrado na região de Marília chama a atenção em frente ao novo Museu de Paleontologia da cidade, para onde fragmentos do titanossauro foram levados (FOTO: PMM/Divulgação)

A prefeitura de Marília entrega oficialmente à população o Complexo Cultural Braz Alécio, que abriga também o novo Museu de Paleontologia. O prédio foi todo reformado e remodelado para abrigar o museu e a Galeria de Artes, contando com recursos que vieram do governo do estado (pelo fato de Marília ter se tornado Município de Interesse Turístico-MIT) e doações de empresas locais, como Marilan (segunda maior fabricante de biscoitos do Brasil) e Menin Engenharia, entre outras.

A inauguração dos novos espaços está sendo comemorada pelo prefeito Daniel Alonso: “Estamos entregando tudo remodelado para melhor uso da população. Agradeço a todos que se empenharam”. Já o secretário municipal de Cultura André Gomes disse que o Complexo Cultural “vai de encontro com a nossa política de ampliar o acesso da população às manifestações culturais do município”. O complexo fica na Av. Sampaio Vidal, quase na frente da prefeitura e câmara, onde antes funcionava a Biblioteca Municipal.

O artista plástico mariliense Braz Alécio dá nome ao complexo. Ele faleceu em 2019, aos 89 anos de idade, mas foi um expoente das artes, tendo realizado mais de 150 exposições Brasil afora e também no exterior. Quando jovem foi estudar artes em São Paulo e chegou a ter aulas com Cândido Portinari, entre outros notáveis. Após a inauguração do Complexo Cultural nesta 6.a feira, 18h, será realizado o 1.o Encontro de Cultura e Artes promovido pelo Sindimmar, o sindicato dos servidores municipais (amanhã será comemorado o Dia do Funcionário Público) e Secretaria da Cultura, com vários shows de artistas locais.

O pintor Braz Alécio, falecido em 2019 (FOTO: Arquivo/Reprodução)

HORAH – Informação é tudo