DEPUTADA DIZ QUE FARÁ B.O. E REPRESENTARÁ CONTRA ELE POR ASSÉDIO SEXUAL
A deputada Isa Penna, do Psol, disse nesta 5ª feira (17) que registrará Boletim de Ocorrência e fará representação contra o deputado Fernando Cury, do Cidadania, por assédio e importunação sexual durante sessão na Assembleia Legislativa de SP (Alesp). Ela pedirá que o caso seja submetido ao Conselho de Ética da Assembleia, por entender também que houve quebra de decoro parlamentar.
Durante sessão extraordinária para votar o projeto orçamentário do Estado na 4ª feira (16), a deputada está de pé, em frente à Mesa Diretora da Casa, quando Fernando Cury se aproxima e a abraça por trás. Uma das mãos dele parece apalpar o seio direito da parlamentar, que reage imediatamente e empurra a mão de Cury enquanto se afasta e passa a repreende-lo. “O que dá o direito de alguém encostar numa parte íntima do meu corpo? Meu peito é íntimo, é o meu corpo”, discursou a deputada hoje, na tribuna.
Também nesta 5ª, o deputado, que é de Botucatu, se desculpou com a colega e negou que tenha havido assédio ou importunação sexual. “Estou aqui nessa tribuna muito constrangido e muito triste pelo fato que foi aqui ocorrido e relatado”, disse. “Eu nunca fiz isso a minha vida toda”. Assim mesmo, Isa manteve a disposição de denuncia-lo – ela é conhecida pela atuação no combate à violência contra mulheres e afirma que o que aconteceu com ela “não é um caso excepcional”.
CASADO – O deputado é advogado e vem de uma família tradicional de políticos – o pai foi prefeito de Botucatu por 10 anos, caminho trilhado também por um dos irmãos. Fernando tem 41 anos e é casado desde 2011 com Renata Meneguella Cury, com quem teve dois filhos. A importunação à deputada do Psol na Alesp foi gravada por câmeras fixadas no plenário.
BOM PRATO – Fernando Cury é o mesmo deputado que esteve em Jaú em dezembro de 2018 anunciando a liberação de recursos para construção do restaurante Bom Prato Saúde. A pedra-fundamental da obra chegou a ser lançada em solenidade festiva em área do Hospital Amaral Carvalho, mas até hoje o restaurante não passou de promessa de político.
HORAH – Você bem informado