COQUETEL DE ANTICORPOS MONOCLONAIS CONTRA COVID É APROVADO PELA ANVISA

Partículas de coronavírus vistas por microscópio (Foto: Reprodução)

Coquetel com a combinação de casirivimabe e imdevimabe (Regn-CoV2), que são medicamentos experimentais da farmacêutica Roche, acaba de obter autorização da Anvisa para uso emergencial contra a Covid-19. A decisão saiu nesta 3ª feira (20). Trata-se do segundo grupo de medicamentos aprovados com essa finalidade, depois do remdesivir.

No caso do Regn-CoV2, o coquetel é administrado por infusão intravenosa e se trata de anticorpos monoclonais que bloqueiam a entrada do vírus na célula, indicado para pacientes com 12 anos e mais e que pesem mínimo de 40 kg. As informações são do G1, observando que o uso é restrito a hospitais, tem venda proibida no comércio e não se aplica a casos graves da doença.

A Roche pediu o uso emergencial do coquetel no Brasil, dia 1º. Similar à Anvisa brasileira, a FDA americana já havia aprovado os mesmos medicamentos nos Estados Unidos, com ‘bons resultados em pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19’. O coquetel teria o poder de ‘reduzir a hospitalização’ de pacientes e a volta aos serviços de saúde por progressão da doença. Também teve aprovação do coquetel no Canadá, Suíça e países da União Europeia.

HORAH – Você bem informado