Coronavírus – MARÍLIA, BAURU E JAÚ ANUNCIAM MEDIDAS DE PRECAUÇÃO; Veja aqui

A região anuncia medidas de precaução contra a propagação do coronavírus, dado o avanço da doença no Estado e no País. Em Marília, a Secretaria da Saúde confirmou o 1º caso suspeito no final da tarde da 6ª feira (13), em que estudante de 21 anos que voltou recentemente da Europa com sintomas da doença fez coleta de material para exame e é mantido em isolamento social, em casa, sob monitoramento das autoridades sanitárias do município.

Prefeito Daniel, de Marília, fará reunião no Gabinete com hospitais e profissionais da Saúde para discutir o coronavírus (FOTO: Divulgação)

PLANO – Na 2ª feira (16), 11h, o prefeito Daniel Alonso receberá representantes de hospitais e da Saúde municipal para, “se necessário, montar um plano de contingência do Covid-19 na cidade. “Estamos preocupados com o avanço da doença e precisamos nos unir e nos preparar para amparar a população”, justificou. A reunião será no Gabinete, aberta à imprensa. Também a partir de 2.a feira, o campus da UNESP Marília suspenderá aulas de graduação e pós graduação, além de eventos no local.

Em Bauru, Prefeitura emitiu nota informando medidas de precaução, entre elas suspensão das aulas nas escolas municipais (FOTO: Divulgação)

BAURU – Em nota da Assessoria de Comunicação, a Prefeitura de Bauru divulgou medidas preventivas ao coronavírus. Entre elas, suspensão das aulas nas escolas municipais a partir do dia 23 e liberação da falta para alunos que não comparecerem às aulas entre 16 e 20; e eventos públicos com mais de 500 pessoas estão suspensos. A cidade já registrou casos suspeitos da doença, mas não confirmou nenhum.

Em nota oficial, a Santa Casa restringe horário de visitas a pacientes internados e pede que população só procure o hospital em casos de urgência/emergência (FOTO: Divulgação)

JAÚ – A Santa Casa de Jaú também adota medidas de cautela a partir da 2ª feira e se prepara para atender pacientes com suspeitas de coronavírus e outras Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs). Entre elas: nova organização do fluxo de urgência/emergência; restrição no horário de visitas (na UTI, por exemplo, das 15h às 15h30, com um visitante/vez); e, a partir de abril, 10 leitos disponíveis para casos suspeitos. Diretoria técnica e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) também recomenda que as pessoas só devem procurar a Santa Casa em casos de urgência/emergência.

Em nota à imprensa, a direção do hospital oncológico Amaral Carvalho também anunciou medidas que estarão em vigor a partir da 2.a feira. As visitas ocorrerão em horário restrito, das 15h30 às 16h30, sendo um visitante por vez, e a troca de acompanhante será feita apenas uma vez/dia. A triagem dos pacientes também sofrerá alteração, visando identificar pacientes com sintomas de gripe (que são os mesmos do coronavírus: tosse, espirros, febre). Haverá ainda orientação maciça para uso de álcool gel para higienização das mãos.

IGREJA – Ao menos uma paróquia católica da cidade também emitiu nota com medidas de precaução, seguindo orientação da Diocese de São Carlos. Na Paróquia Santo Antônio, ao invés de duas, serão quatro missas aos domingos para dividir o público e evitar grandes aglomerações; encontros de catequese estão suspensos; portas e janelas da ficarão sempre abertas; cadeiras no salão da paróquia terão distância de 1m uma da outra; apertos de mão e abraços devem ser evitados nas missas; tendas na praça da paróquia receberá fiéis para acompanhar as missas, evitando o ambiente fechado; quem estiver gripado deve seguir as celebrações pelo Facebook.

HORAH – Você bem informado