Coronavírus – BAURU TEM 4 SUSPEITOS; MARÍLIA E JAÚ, 1 CADA, FORA A REGIÃO

Casos de síndrome respiratória grave estão sendo monitorados pelos profissionais da Saúde, por medo do coronavírus (FOTO: Reprodução)

O coronavírus é uma realidade na região, apesar de não ter registrado nenhum caso positivo da doença, ainda. Há vários suspeitos sob monitoramento dos serviços de Saúde, incluindo Bauru com 4, Jaú com ao menos 1, Pompeia com 3 e Marília com 1. Seguindo orientação do Estado, os municípios estão anunciando suspensão das aulas a partir do dia 23 e não marcação de falta entre 16 e 20; adiamento ou suspensão de eventos com aglomeração de pessoas; prioridade no atendimento a pacientes com sintomas de gripe que tenham viajado ao exterior ou tido contato com quem esteve lá, recentemente.

O provedor da Santa Casa, Alcides Bernardi Jr: investimento em equipamentos para novas UTIs (FOTO: Divulgação)

JAÚ – Provedor da Santa Casa de Jaú, Alcides Bernardi Jr falou ao HORAH que já encomendou 10 ventiladores pulmonares, ao custo de R$ 60 mil cada um, que devem ser entregues “na próxima semana”. Ele prepara 10 novos leitos de UTI exclusivos para pacientes suspeitos de coronavírus, dentro dos 1.000 previstos pelo Estado, que devem funcionar a partir de abril. “Que a doença vai chegar não temos dúvida, mas estamos nos preparando para atender a população da melhor maneira possível”, disse. Medidas já anunciadas pela direção hospitalar entram em vigor na 2ª feira (16), restringindo visitas e triando casos sintomáticos (que ficarão isolados no Pronto Socorro).

Um caso suspeito está em isolamento na UTI da Santa Casa sob monitoramento intensivo. Trata-se de jovem de 27 anos que teve contato com recém-chegado da Itália e procurou o hospital recentemente, onde foi constatado comprometimento de 90% dos pulmões, segundo HORAH apurou com familiares (que pediram anonimato). Foram solicitados exames para H1N1 e outras síndromes respiratórias graves, mas também para coronavírus. Nenhum resultado saiu, ainda.

REGIÃO – As prefeituras de Barra Bonita, Pederneiras e Macatuba divulgaram notas suspendendo as aulas nas escolas municipais nos próximos dias, informando capacitação de servidores para encarar o coronavírus e, no caso de Barra, cancelando festividades do aniversário de 137 anos da cidade, deste sábado (14) ao dia 22, inclusive shows musicais.

BAURU – Neste sábado a Secretaria da Saúde de Bauru confirmou 4 casos suspeitos da doença na cidade e decretou ‘estado de alerta’ e um plano de contingência para evitar que ela se propague. Pacientes com tosse, febre e espirros que tenham ido ao exterior ou tido contato com quem viajou recentemente, serão priorizados no atendimento público de Saúde; nos próximos dias, 16 médicos contratados temporariamente pelo Governo Federal começarão a atuar nas unidades de saúde da cidade; e, se necessário, “salas dos centros cirúrgicos serão usadas como UTIs até que surjam vagas exclusivas para pacientes com coronavírus” – hoje a cidade não dispõe de vaga alguma.

Prefeito Aoki, de Tupã, já anunciou medidas para conter avanço do coronavírus na cidade, que tem 3 suspeitos da doença (FOTO: Mais Tupã/Reprodução)

TUPÃ – Distante menos de 80 km de Marília, Tupã decidiu suspender as aulas nas escolas municipais a partir da 2ª feira. Hoje o prefeito Caio Aoki anunciou uma série de medidas para evitar a propagação da doença, já que a cidade contabiliza 3 casos suspeitos: de um funcionário da Jacto de Pompeia, que mora em Tupã e esteve recentemente nos EUA; e de um casal que voltou há poucos dias da Itália com sintomas de gripe.

MARÍLIA – Com um caso suspeito sob monitoramento e em isolamento social, Marília acendeu a luz amarela do coronavírus, também. Na 2ª feira, 11h, o prefeito Daniel Alonso e o secretário da Saúde Ricardo Mustafá vão receber no Gabinete representantes dos hospitais e profissionais da área para avaliar a situação e traçar um Plano de Contingência. Até este sábado, o País colecionava 121 casos positivos de coronavírus, 72% deles em SP e RJ.

HORAH – Você sabe tudo