Coronavírus – MUDANÇA NO PROTOCOLO FAZ AUMENTAR CASOS SUSPEITOS; mortes são investigadas

Amaral Carvalho é referência no tratamento do câncer no País e na América Latins (FOTO: Reprodução)

Dezoito casos suspeitos de coronavírus e 3 mortes sob investigação. De uma hora para a outra, o que parecia absolutamente dentro do normal, fugiu do controle. Na verdade, não é bem assim o que está acontecendo em Jaú em relação à pandemia de Covid-19. A mudança foi no protocolo do Ministério da Saúde, que desde o dia 21 obriga por todo caso com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) seja relacionado entre suspeitos de coronavírus.

POR QUÊ SUBIU? – “O número de casos suspeitos subiu por causa desse protocolo”, justificou Carlos Ramos, o Kakai, secretário do Desenvolvimento Econômico e membro do Comitê de Crise instalado para o enfrentamento da pandemia em Jaú. “O que falta é resultado de exame. Vai tudo para o Instituto Adolfo Lutz, que não está dando conta e os resultados estão demorando a chegar. O que precisa é testar, testar, testar e confirmar se as pessoas estão ou não com coronavírus”, explicou Kakai.

18 SUSPEITOS – Ele confirmou os números apresentados pela médica-infectologista Paula Tokunaga: Jaú tem agora não mais 6, mas 18 suspeitos de coronavírus e 3 óbitos sob investigação. Os pacientes suspeitos estão internados na Santa Casa, 5 deles na UTI (não se sabe quantos entubados); as mortes foram 2 na Santa Casa (inclusive o idoso de 75 anos, de Bariri) e uma no Hospital Amaral Carvalho (homem, que internou na 6ª feira (20), sábado piorou, foi para isolamento na UTI e morreu hoje). Confirmação para Covid-19 depende exclusivamente dos resultados dos exames.

HORAH – Você bem informado