CRUCIFIXO DA POLÊMICA VOLTA AO PLENÁRIO DA CÂMARA DE PEDERNEIRAS

Eleito presidente da Câmara, vereador Chapéu retornou o crucifixo para o plenário, de onde havia sido removido na metade de 2020 (FOTO: Reprodução Web)

Removido em junho de 2020 durante reforma da Câmara, crucifixo que virou polêmica nas redes sociais de Pederneiras, região de Bauru, voltou ao plenário após a posse dos novos vereadores para a legislatura 2021/24. Com 129 anos de existência, o crucifixo saiu da vista de todos por ordem do então presidente Danilo Alborghetti e voltou agora, por determinação do novo presidente Chapéu.

Ele próprio reconduziu a imagem ao plenário após ser empossado e eleito presidente na 6ª feira (1º). “Faz parte da história dessa Casa há mais de 129 anos”, justificou Chapéu, lembrando que Jesus morreu na cruz e sem ela “não teríamos a esperança da vida eterna”. Quando a imagem foi removida, Chapéu era vereador e questionou o presidente Alborghetti, que alegou: “O Estado é laico (…) e como tem religiões que não têm esse simbolismo que a Igreja Católica (…) a gente pediu para retirar”.

Na época, moradores protestaram e padre Fontana, da Paróquia São Judas Tadeu, escreveu nas redes sociais que “Pederneiras é uma cidade evangelizada” e que, “sem mais nem menos, um descuidado retira Jesus da cena”. Do plenário, o crucifixo da polêmica foi parar primeiro nos fundos da Câmara e, no final da reforma, transferido para a sala da assessoria de imprensa.

HORAH – Você sabe das coisas