Reeleito pela 4.a vez para presidir o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Aguapeí e Peixe, o prefeito de Marília Daniel Alonso disse que assume “mais esta responsabilidade com muita dedicação, pois a sustentabilidade e a política de preservação do meio ambiente são legados” que a gestão dele “está deixando para a atual e futuras gerações”. A eleição foi na 45.a reunião ordinária do comitê nesta 6.a feira (31), em Marília.

Representantes de 58 municípios com sedes banhadas pelos dois rios da bacia participaram diretamente com poder de voz, mas outras 34 localidades com territórios igualmente abastecidos por eles integram o comitê. São, ao todo, 92 cidades nas regiões centro e oeste paulista. Daniel apresentou estudos comprovando que o sistema de afastamento e tratamento do esgoto em Marília está reduzindo o impacto ambiental em todas essas cidades. São três estações de tratamento de esgoto em Marília, nos vales do Pombo, Barbosa e Palmital.
O encontro ocorreu em hotel da cidade. Quatorze prefeitos estiveram presentes, com trabalhos conduzidos pelo prefeito Daniel. Reeleito, ele e a nova diretoria permanecerão à frente do comitê no biênio 2023-24. O vice-presidente é o engenheiro Luís de Oliveira e a secretária-executiva Suraya Damas Modaelli, do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). A plenária de hoje foi também a primeira presencial no pós-pandemia, visto que até então todas ocorreram de maneira virtual.
HORAH – Informação é tudo