DECRETO DE DANIEL CUMPRE RESTRIÇÕES DO ESTADO E FECHA SHOPPINGS, COMÉRCIO E BARES

Lojas do comércio varejista e shoppings voltam a fechar em Marília na 2.a feira: fase Vermelha do Plano SP (FOTO: Divulgação)

FASE VERMELHA DEVE DURAR AO MENOS UMA SEMANA; VEJA OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Prefeito de Marília, Daniel Alonso anunciou nas redes sociais que a cidade “seguirá à risca todas as regras da fase Vermelha do Plano SP”, a partir da 2ª feira (18). Neste sábado (16), ele publica decreto no Diário Oficial com as novas regras para cumprir as restrições impostas pelo Estado – e que devem durar pelo menos uma semana. Nessa fase podem funcionar somente os serviços considerados essenciais, como postos de combustíveis, farmácias, padarias e açougues, supermercados e quitandas, lojas de materiais de construção, lavanderias, pet shops, bancos, transporte coletivo e oficinas de veículos.

“É com muita tristeza e preocupação que vemos a pandemia da Covid-19 se agravar”, lamentou Daniel, que pediu a compreensão da população e o cumprimento das medidas preventivas contra o coronavírus. Ele também disse que a média de leitos de UTI para cada 100 mil habitantes em Marília é uma das maiores do Estado, “e mesmo assim não tem sido suficiente”. Marília tem 24,2 leitos/100 mil habitantes, contra 11,8 de Bauru e 12,7 de Piracicaba, por exemplo. Apesar disso, nesta semana dois pacientes tiveram de ser transportados para outras cidades por falta de leitos disponíveis em Marília.

Comparação entre as últimas três reclassificações do Plano SP: Marília estava no Amarelo, foi para o Laranja e, agora, para o Vermelho (FOTO: Reprodução Gov. SP)
Local de festas clandestinas no Jd. Morumbi, Zona Oeste, foi interditado pela Prefeitura (FOTO: Divulgação)

INTERDIÇÕES – Todos os esforços contra aglomerações de pessoas estão sendo feitos com a adoção da “tolerância zero” pela Divisão de Fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária de Marília. Essa semana mais um endereço usado para festas clandestinas foi interditado, agora na Zona Oeste, resultando em autuação para o dono do imóvel. “Vamos cumprir as regras para reduzir o avanço da Covid a todo custo”, afirmou o chefe da fiscalização, Juliano Battaglia.

Denúncias de festas ou aglomerações podem ser feitas inclusive anonimamente por vários canais públicos: 0800-7766-111 na Ouvidoria Geral do Município; no WhatSapp 9-9799-6361; ou diretamente ao telefone 190 da PM. “É hora de evitar aglomerações e seguir as recomendações da Saúde”, reforçou o supervisor da Vigilância, Luciano Villela. Todas as ações da fiscalização contam com apoio da PM.

Funcionários da Emdurb orientam usuários do transporte coletivo no Terminal Urbano (FOTO: Divulgação)

TERMINAL – Quem também está na luta contra o avanço da Covid é a Emdurb, empresa municipal de mobilidade urbana. O presidente, advogado Valdeci Fogaça, informou que equipe de servidores da Emdurb orienta usuários do transporte coletivo diariamente no Terminal Urbano, no Centro. Uso de máscaras, de álcool em gel e distanciamento social são reforçados nessas abordagens desde que a pandemia começou, em março/20. Ele também tem solicitado às empresas de ônibus que coloquem mais veículos nos horários de pico para evitar aglomerações dentro deles.

HORAH – Você sabe das coisas