FASE VERMELHA DEVE DURAR AO MENOS UMA SEMANA; VEJA OUTRAS PROVIDÊNCIAS
Prefeito de Marília, Daniel Alonso anunciou nas redes sociais que a cidade “seguirá à risca todas as regras da fase Vermelha do Plano SP”, a partir da 2ª feira (18). Neste sábado (16), ele publica decreto no Diário Oficial com as novas regras para cumprir as restrições impostas pelo Estado – e que devem durar pelo menos uma semana. Nessa fase podem funcionar somente os serviços considerados essenciais, como postos de combustíveis, farmácias, padarias e açougues, supermercados e quitandas, lojas de materiais de construção, lavanderias, pet shops, bancos, transporte coletivo e oficinas de veículos.
“É com muita tristeza e preocupação que vemos a pandemia da Covid-19 se agravar”, lamentou Daniel, que pediu a compreensão da população e o cumprimento das medidas preventivas contra o coronavírus. Ele também disse que a média de leitos de UTI para cada 100 mil habitantes em Marília é uma das maiores do Estado, “e mesmo assim não tem sido suficiente”. Marília tem 24,2 leitos/100 mil habitantes, contra 11,8 de Bauru e 12,7 de Piracicaba, por exemplo. Apesar disso, nesta semana dois pacientes tiveram de ser transportados para outras cidades por falta de leitos disponíveis em Marília.
INTERDIÇÕES – Todos os esforços contra aglomerações de pessoas estão sendo feitos com a adoção da “tolerância zero” pela Divisão de Fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária de Marília. Essa semana mais um endereço usado para festas clandestinas foi interditado, agora na Zona Oeste, resultando em autuação para o dono do imóvel. “Vamos cumprir as regras para reduzir o avanço da Covid a todo custo”, afirmou o chefe da fiscalização, Juliano Battaglia.
Denúncias de festas ou aglomerações podem ser feitas inclusive anonimamente por vários canais públicos: 0800-7766-111 na Ouvidoria Geral do Município; no WhatSapp 9-9799-6361; ou diretamente ao telefone 190 da PM. “É hora de evitar aglomerações e seguir as recomendações da Saúde”, reforçou o supervisor da Vigilância, Luciano Villela. Todas as ações da fiscalização contam com apoio da PM.
TERMINAL – Quem também está na luta contra o avanço da Covid é a Emdurb, empresa municipal de mobilidade urbana. O presidente, advogado Valdeci Fogaça, informou que equipe de servidores da Emdurb orienta usuários do transporte coletivo diariamente no Terminal Urbano, no Centro. Uso de máscaras, de álcool em gel e distanciamento social são reforçados nessas abordagens desde que a pandemia começou, em março/20. Ele também tem solicitado às empresas de ônibus que coloquem mais veículos nos horários de pico para evitar aglomerações dentro deles.
HORAH – Você sabe das coisas