REGIÃO DE MARÍLIA VOLTA À FASE VERMELHA; BAURU E JAÚ REGRIDEM PARA A LARANJA

Oito regiões regrediram de fase no Plano SP na reclassificação anunciada hoje (FOTO: Reprodução Governo SP)

VEJA COMO FICOU RECLASSIFICAÇÃO DO PLANO SP, ANTECIPADA PARA HOJE

As cidades da região de saúde de Marília são as únicas do Estado rebaixadas para a fase Vermelha do Plano SP, que é a mais restritiva e que permite o funcionamento apenas dos serviços considerados essenciais. A reclassificação foi antecipada pelo Governo do Estado para esta 6ª feira (15) – inicialmente, estava prevista para 5/2. O que mais pesou foi a piora dos indicadores da saúde, especialmente o esgotamento de vagas hospitalares para pacientes com Covid-19.

Marília estava na fase Amarela e já havia sido rebaixada no dia 7 para a Laranja, onde ficaram também as regiões de Presidente Prudente, Sorocaba e Registro. Todas as demais tinham sido colocadas na fase Amarela, contemplando portanto 90% da população paulista. Com a reclassificação de hoje, oito regiões passaram para fases mais restritivas. Rio Preto, Araçatuba, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca, Taubaté e Bauru, onde está localizada também a cidade de Jaú, que estavam na fase Amarela, passaram para a Laranja, onde permaneceram as regiões de Prudente e Sorocaba. Nas demais, incluindo a Grande SP, prevalece a Amarela.

Na fase Vermelha, a região de Marília só poderá funcionar estabelecimentos e serviços como farmácias, padarias, açougues, supermercados, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção; na fase Laranja, a região de Bauru pode funcionar comércio e outros estabelecimentos com restrições de horários (8 horas no comércio, por exemplo) e de ocupação dos espaços internos (máximo de 40% da capacidade), mas bares fecham; na Amarela, praticamente tudo funciona com algumas restrições (menos baladas, festas etc., onde não tem como controlar as aglomerações).

HORAH – Você sabe das coisas