
Em coletiva de imprensa, prefeito disse que “não tem mais o que fazer”. E região de Bauru segue na Fase Vermelha.
Publicado na tarde desta sexta-feira, 05, decreto assinado pelo prefeito Ivan Cassaro traz fortes restrições às atividades econômicas de Jaú, na tentativa de reduzir o número de infectados e mortes por coronavírus na cidade que, nos últimos dias, registra mais de seis mortes a cada 24 horas.
Sendo assim, de segunda a sábado, as atividades essenciais, inclusive supermercados, só poderão funcionar com atendimento presencial das 6 às 19 horas. Ainda especialmente quanto aos supermercados, das 6 às 8 da manhã o atendimento deverá ser exclusivo para idosos e clientes enquadrados no grupo de risco. O comércio em geral que não faz parte dos serviços essenciais, só pode funcionar por delivery.
De segunda a sábado, os bares, restaurantes, lanchonetes e similares também poderão funcionar só pelo sistema delivery e até as 22 horas.
A venda de bebidas alcoólicas em Jaú também está proibida a partir das 19 horas de segunda a sábado. E aos domingos, proibida em qualquer horário.
As academias de ginástica serão autorizadas a funcionar desde que o cliente apresente receituário médico que descreva a necessidade de atividade, devendo conter carimbo e assinatura do médico, com a classificação internacional de doenças (CID).
Estão suspensas as cerimônias, celebrações, missas e cultos religiosos de maneira presencial, permitidas as suas realizações por meio virtual.
Aos domingos, fica tudo fechado, exceto farmácias e postos de abastecimento de combustíveis, sendo proibida a venda de bebida alcoólica nesse último. Supermercados, bares, restaurantes, lanchonetes e similares só poderão funcionar aos domingos por meio de serviços de entrega, no delivery, das 9 às 18 horas.
O descumprimento das regras impostas pelo decreto implicará em penas previstas no Código Sanitário do Estado e na legislação municipal pertinente e, inexistindo punição específica, fica estabelecida multa no valor entre R$ 1 mil e R$ 10 mil.
Coletiva de imprensa
As medidas do novo decreto foram anunciadas nesta sexta, em coletiva de imprensa, no Salão Nobre da Prefeitura. Prefeito Ivan Cassaro relatou a difícil situação em que se encontra a saúde de Jaú, com várias mortes a cada dia, pela Covid e disse que “não tem mais o que fazer” [a não ser restringir as atividades econômicas para conter a propagação da doença].
Ivan também falou do empenho de sua administração junto ao Governo do Estado para conseguir novos leitos para o Município, o que foi conquistado esta semana (39 para o Amaral Carvalho e 30 leitos de enfermaria e 28 de UTI para a Santa Casa).
Além disso, o prefeito também encaminhou ofício ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao Governador João Doria solicitando mais doses de vacinas, tendo em vista que Jaú é a segunda cidade do Estado em número de mortes por coronavírus.
Região de Bauru segue na Fase Vermelha
Também nesta sexta-feira, o Governador João Doria anunciou a reclassificação das regiões do Estado segundo o Plano São Paulo. Devido a taxa de ocupação hospitalar estar acima de 90%, as regiões de Bauru, Araraquara e Franca estão na fase mais restritiva, a Fase Vermelha, onde é permitido apenas o atendimento presencial em atividades essenciais como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria.
Barretos, Ribeirão Preto, Marilia e Taubaté passaram da Fase Vermelha para a Laranja, onde também estão São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, Piracicaba e Sorocaba.
Araçatuba, Baixada Santista, Campinas, Grande SP (incluindo a capital), Registro e Presidente Prudente foram para a fase amarela.