Dengue – EQUIPES DE SAÚDE FAZEM BLOQUEIO NA REGIÃO ONDE FOI CONFIRMADO 1º ÓBITO

O mosquito Aedes, responsável pela transmissão da dengue (FOTO: Reprodução Internet)

Idosa de 78 anos, da Zona Norte, é a primeira vítima da dengue em Marília, neste ano. Exames realizados por laboratório contratado pelo Município deram a confirmação na semana passada. Por causa das grandes epidemias em outras regiões, como Bauru, o Estado interrompeu os exames e cada município está encontrando sua própria solução.

O óbito levou equipes de agentes de saúde para a região onde residia a idosa, para reforçar os bloqueios de criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A Zona Norte também é a região da cidade entre aquelas com maior número de notificações da doença, outro fator preocupante.

NÚMEROS – Último balancete divulgado pela Vigilância Epidemiológica, na 6ª feira (14), contabilizou 1.004 casos positivos de dengue na cidade, com 1 óbito confirmado. Números bem aquém daqueles registrados em outras cidades, como Bauru, que se aproxima dos 20 mil casos da doença, e de Rio Preto, que já tem mais de 25 mil.

SINTOMAS – Os principais sintomas da dengue se assemelham muito aos de uma gripe forte: febre alta (acima dos 38,5º C), dores musculares, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, manchas avermelhadas no corpo e dor de cabeça. Ao menor sintoma, o indicado é procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

HORAH – Você sabe tudo