Quebrando tradições, a Diocese de Marília está ordenando 32 homens casados para diáconos permanentes da igreja católica. São os primeiros de aproximadamente 70 candidatos à Escola Diaconal São Lourenço, que iniciou a preparação deles em 2014. Sete diáconos foram ordenados em celebração no domingo (14), na Matriz de São Pedro Apóstolo de Garça; ao todo, foram 19 no fim de semana.
O bispo Dom Luiz Antonio Cipolini disse que “se há alguém que é grande na igreja é Jesus, que se fez o menor e o servo de todos”. Segundo o religioso, “como os diáconos são os guardiões do serviço na igreja, podemos dizer que são os protetores do verdadeiro poder eclesial”. A possibilidade da ordenação de diáconos casados vem desde o Concílio Vaticano II, de 1967, mas só agora adotado pela Diocese.
De acordo com o Facebook oficial da Diocese de Marília, no próximo final de semana mais 13 candidatos vão receber a ordenação diaconal – sábado (20), a cerimônia será na Matriz N.S. Aparecida de Dracena; domingo (21), na Paróquia S. Pedro Apóstolo, em Tupã. O diácono pode presidir celebrações da Palavra de Deus e distribuir a Comunhão, proclamar o Evangelho durante as missas, ajudar na organização do altar, realizar bênçãos e outros serviços auxiliares.

HORAH – Você sabe das coisas