DORIA ANTECIPA SUSPENSÃO DE DECRETO E ANUNCIA AJUDA A BARES E RESTAURANTES

Última classificação da pandemia foi dia 22/1 (FOTO: Reprodução Gov. SP)
  • NOVA CLASSIFICAÇÃO DO PLANO SP É AGUARDADA PARA 6ª FEIRA (5)

O governo antecipou a suspensão do decreto que colocou o Estado todo na fase Vermelha do Plano SP, alegando melhora dos números da pandemia da Covid-19. As medidas entraram em vigor dia 25/1 e seguiriam até dia 7, mas deixarão de valer no sábado, um dia antes. Assim sendo, comércio, shoppings, restaurantes e outros serviços terão permissão para abrir aos sábados, domingos e feriados nas regiões que estão na fase Laranja – que não é o caso de Marília, Bauru e Jaú.

Segundo o governador Doria, as restrições impostas até agora já surtiram efeito. “Tivemos felizmente queda em internações em todo o Estado”, alegou, sem especificar números da pandemia por região. Em Jaú, por exemplo, do dia 25 até ontem (2) morreram 43 pessoas com Covid, média de 5,3 ao dia, e nesta 4ª feira (3) a Santa Casa confirmou no boletim das 10h mais 6 óbitos (não se sabe se todos de pessoas residentes na cidade ou também da região). No Estado, ontem à tarde, havia 67% de ocupação de UTIs adultas para Covid, leve queda na comparação com a semana passada (70%). Apesar das mortes terem disparado nas últimas semanas em Jaú, no Estado elas seguem “estáveis”, um pouco acima de 200/dia.

Doria falou em coletiva para a imprensa no Palácio dos Bandeirantes, onde também anunciou ajuda para o setor de restaurantes, lanchonetes e bares – justamente o que mais se mobilizou em protestos nos últimos dias, entendendo ter sido o mais prejudicado pelas restrições estaduais. Um pacote com R$ 125 milhões em crédito, suspensão de dívidas e parcelamento de contas será divulgado pelo governo. Nova reclassificação das regiões paulistas é esperada para a 6ª feira (5).

HORAH – Você bem informado