DORIA DECRETA ‘TOQUE DE RESTRIÇÃO’ E MUDA CLASSIFICAÇÃO DE ALGUMAS REGIÕES

MARÍLIA (foto) SE MANTÉM NA ‘LARANJA’, MAS REGIÃO REGRIDE PARA A ‘VERMELHA’; BAURU E JAÚ FORAM MANTIDAS NESSA FASE DE MAIOR RESTRIÇÃO

O governador João Doria anunciou nesta 4.a feira (24), no Palácio dos Bandeirantes em SP, novas medidas na tentativa de conter o avanço exagerado da Covid-19 no Estado. Dessa vez, decretou o que chamou de ‘toque de restrição de circulação’ das pessoas a partir das 23h e até 5h do dia seguinte. Quem estiver nas ruas nesse período terá de justificar o que está fazendo; de qualquer maneira, será orientado a voltar para casa.

“Atendendo expressa recomendação do centro de contingência [da Covid], o governo decreta restrição de circulação de pessoas em todo o Estado”, anunciou Doria. Ele disse que o peso maior na decisão é o “recorde” nas internações em UTI para Covid no Estado desde o começo da pandemia, em fevereiro do ano passado: são mais de 6,5 mil pessoas nessas condições atualmente. A intenção é conter aglomerações e maior propagação do coronavírus em bares, restaurantes e festas clandestinas.

Jaú está com o comércio fechado desde 25/1 e vai continuar assim, conforme classificação anunciada pelo governador (FOTO: Reprodução)

Agora são seis as regiões na fase Vermelha, a mais restritiva e que só permite o funcionamento de atividades essenciais como farmácias, supermercados e postos de combustíveis: Araraquara, Presidente Prudente, Barretos, Ribeirão Preto, Bauru (onde está Jaú) e Marília (como houve desmembramento da DRS, a cidade em si e quatro de suas microrregiões ficam na fase Laranja, enquanto os municípios da microrregião de Adamantina passaram à DRS de Prudente e seguiram na Vermelha). A Grande SP, incluindo a Capital, segue na fase Amarela, mais permissiva; Piracicaba está na Laranja.

Segundo o governador, uma força-tarefa de fiscais das vigilâncias sanitárias municipais e do Estado, PM e Procons irá vigiar o cumprimento das novas medidas e, em especial, do toque de restrição de circulação. A nova medida anunciada por Doria entra em vigor na próxima 6.a feira (26) e será mantida, em princípio, até 14 de março, quando está prevista nova revisão no Plano SP.

HORAH – Você sabe tudo