ESTADOS E MUNICÍPIOS SÃO AUTORIZADOS A COMPRAR VACINAS CONTRA A COVID

MEDIDA FOI APROVADA PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS; JAÚ SAIU NA FRENTE COM ESSA INTENÇÃO (FOTO: Reprodução Web)

Estados e municípios estão autorizados a comprar e aplicar vacinas contra a Covid-19, caso o governo federal não faça aquisição de doses suficientes para imunizar todos os grupos prioritários. A decisão foi tomada pela Câmara dos Deputados na sessão da 3ª feira (23), por meio de Medida Provisória. Ela também dispensa licitação e fixa regras mais flexíveis para essas compras diretas.

A mesma MP autorizou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a aprovar emergencialmente vacinas e insumos já autorizadas em outros países, incluindo EUA e China. Porém, há uma ressalva: a aplicação das vacinas deve obrigatoriamente seguir o Plano Nacional de Imunização traçado pelo Ministério da Saúde, com respeito aos grupos prioritários – idosos, profissionais da saúde etc.

Vice Tuco, de Jaú, segue em Brasília atrás de mais vacinas para a cidade: apoio de vários deputados, entre eles Rodrigo Agostinho, de Bauru, que anunciou mais R$ 3,5 milhões em verbas para hospitais jauenses (FOTO: Divulgação)

JAÚ – No centro-oeste paulista, a cidade de Jaú saiu na frente ao mandar Carta de Intenções para compra de vacinas da Rússia. O vice-prefeito Tuco Bauab (PL) encontra-se em Brasília desde o começo da semana correndo atrás de recursos e apoio para a cidade receber mais imunizantes. “Nossa intenção é conseguir fazer uma vacinação em massa da nossa população adulta em Jaú”, explicou. Hoje ele protocola no consulado russo a proposta jauense assinada pelo prefeito Ivan Cassaro. “Se for possível e não tiver outra alternativa, vamos tentar fazer a compra direta e garantir vacina para nossa população”, concluiu Tuco.

HORAH – Você sabe das coisas