
Médica ficou mais de 8 anos à frente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília, onde obteve inúmeras conquistas; agora terá o desafio de reestruturar a Secretaria Municipal da Saúde na gestão do futuro prefeito Vinicius Camarinha
“É com o coração cheio de gratidão e emoção que me dirijo a vocês hoje”, inicia Dra. Paloma Libanio para anunciar oficialmente o desligamento dela da superintendência do HCFamema, cargo que ocupou por mais de 8 anos, durante os governos de Geraldo Alckmin, Márcio França, João Doria, Rodrigo Garcia e, agora, Tarcísio de Freitas. A exoneração ocorreu por decreto do governador no dia 23, publicado no Diário Oficial do Estado.

Referindo-se aos governadores nesse período, Dra. Paloma expressa gratidão pela confiança e enumera conquistas, como a adequação do orçamento do HCFamema às necessidades da Autarquia; a renovação do parque tecnológico; “as milhares de vidas salvas durante a pandemia”; a conquista do Centro de Oncologia com entrada exclusiva; a ampliação da radioterapia com novo acelerador linear; a nova portaria do hospital; o Espaço de Procedimentos Endoscópicos; o Centro de Exames Oftalmológicos; a reforma das unidades de urgência e emergência e do centro cirúrgico; o novo serviço de imagem; o pronto socorro “com a maior e mais equipada sala de emergência do Estado”; a enfermaria de 38 leitos de internação e duas UTIs, sendo uma delas coronariana; a nova cozinha; o refeitório dos funcionários (em fase final); e projetos prontos para reforma do descanso médico, sala de descompressão, elevador do hemocentro e ambulatório geral.
Formada médica pela Famema, Dra. Paloma fala com carinho da faculdade que a estimulou “a ser uma médica humana, empática e resiliente”, além de mostrar “a grandeza do SUS” e o desejo de transformar a realidade, sempre. A ex-superintendente disse que foi preciso “superar o preconceito, a violência, a misoginia e lutar contra obsolescência” junto com outras mulheres do complexo HCFamema, mas sempre com avanços. “Resolvemos o imbróglio dos profissionais FUMES e hoje todos podem ter segurança quanto ao recebimento dos salários; inauguramos o Centro de Apoio ao Colaborador, oferecendo cuidado multiprofissional aos profissionais da instituição; criamos e implementamos inúmeros programas e projetos de educação em saúde, humanização e desenvolvimento profissional; e atingimos nosso maior sonho, que é o novo Hospital da Criança e da Mulher, que está em construção”, acrescenta.
Agora Dra. Paloma terá o desafio de reestruturar a Secretaria Municipal da Saúde, para a qual foi indicada pelo futuro prefeito Vinicius Camarinha, que será empossado dia 1o de janeiro. Na despedida do HC, ela também lembrou do “incansável deputado estadual Vinicius, cuja parceria incondicional e apoio constante foram pilares importantes para nossas conquistas”. Pois ela terá de contar novamente com o apoio dele, agora como prefeito, para desafogar os milhares de atendimentos parados há anos na rede municipal de saúde, os exames médicos e as cirurgias eletivas. Vinicius já disse que a Saúde está um caos e que será prioridade do novo governo; e Dra. Paloma terá a responsabilidade de transformar mais essa realidade.

HORAH – Informação é tudo