DRIVE-THRU É LIBERADO PARA COMÉRCIO, RESTAURANTES E BARES

O vice Tuco e o prefeito Ivan no anúncio do decreto mais restritivo de todos, até agora, em Jaú (FOTO: Reprodução)
  • DECRETO DE JAÚ SÓ PREVIA DELIVERY; RESTRIÇÕES DURAS CONTINUAM E FISCALIZAÇÃO SEGUE RIGOROSA

Um erro de digitação acabou suprimindo o sistema drive-thru para o trabalho de restaurantes, lanchonetes, bares e o comércio em geral de Jaú, no decreto municipal 7.939, publicado na 6ª feira (5). Constava somente o delivery, que é o serviço de entrega, e não o drive-thru, quando o cliente faz o pedido por telefone ou aplicativo e passa para retira-lo na sequência.

Por meio de mensagem de WhatsApp, o secretário da Transparência Pública Luiz Urbano confirmou a inclusão do drive-thru; o vice-prefeito Tuco Bauab disse também que distribuiria comunicado à imprensa informando a decisão. Dessa maneira, de 2ª a sábado os serviços considerados essenciais poderão funcionar com atendimento presencial das 6h às 19h, “inclusive supermercados”, como está no decreto do prefeito Ivan Cassaro; os demais, só no delivery e drive-thru. Aos domingos tudo fecha (exceção de farmácias e postos de combustíveis) e entrega ou retirada de mercadorias só poderão ocorrer das 9h às 18h.

REGRAS DURAS – Ivan endureceu as restrições para enquadrar Jaú na fase Vermelha do Plano SP e principalmente na dura realidade da pandemia da Covid-19 em Jaú, cidade que experimenta o maior número de mortes diárias do Estado. A falta de leitos hospitalares é tão crítica, especialmente de UTI, que já exige até revezamento de oxigênio entre pacientes. Por causa disso tudo, a cidade foi destaque negativo semana passada no jornal norte-americano The Washington Post.

Ivan e o vice Tuco acompanharam diretoria do Amaral na vistoria ao hospital de campanha: rapidez (FOTO: Divulgação)

A semana também foi de boas notícias com a conquista pelo governo Ivan Cassaro de mais 97 leitos, sendo 58 para a Santa Casa (28 de UTI e 30 de enfermaria) e 39 para o Hospital Amaral Carvalho (sendo alguns semi-intensivos e os demais de enfermaria, que vão funcionar no hospital de campanha que está sendo montado às margens da rodovia Jaú-Bauru). Profissionais de saúde estão sendo chamados até pelas emissoras de rádio e contratados à toque de caixa, para colocar os novos leitos para funcionar o quanto antes e dar conta do serviço excedente.

Vídeo com apelo emocional para cumprimento das restrições em Jaú traz depoimento do empresário Evandro Coló, que se recupera de Covid (FOTO: Reprodução Web)

REAÇÕES – Enquanto as autoridades administrativas e sanitárias se empenham no enfrentamento da pandemia em Jaú, as atividades econômicas se dividem. Vídeos nas redes sociais fazem campanha tanto pelo cumprimento rigoroso das novas restrições quanto contra elas, defendendo uma espécie de ‘desobediência civil’ a partir de 2ª feira (8), quando muitos donos de comércios e alimentação prometem abrir as portas “com ou sem autorização”. No primeiro vídeo, os apelos são mais emocionais; no segundo, o governador Doria é xingado e atacado por manter a região na fase Vermelha.

Governo Municipal distribui ordens aos fiscais e PMs na noite da 6.a feira: rigor no cumprimento do decreto (FOTO: Divulgação)

FISCALIZAÇÃO – O vice-prefeito Tuco acompanhou equipes de fiscalização municipal e PMs no cumprimento da Atividade Delegada até mais de 3h da madrugada deste sábado (6) nas ruas de Jaú. Vários estabelecimentos foram abordados e tiveram de cumprir as restrições impostas pelo Plano SP e endurecidas pelo decreto municipal. “A fiscalização vai continuar, vamos permanecer atentos e fazer cumprir o que está no decreto para tirar Jaú dessa situação crítica em que se encontra”, justificou Tuco. De maneira geral, as notificações podem gerar autuações que variam de R$ 1 mil a R$ 10 mil.

HORAH – Você sabe tudo