Duplicação da Marília-Assis entra na fase final: investimento de R$ 294 milhões

Dispositivo de acesso em fase final de obras na entrada de Assis (FOTO: Entrevias/Divulgação)

Com 95% dos serviços prontos, as obras de duplicação da SP-333, de Marília a Assis, entram na reta final e a concessionária Entrevias acredita que entrega tudo até dezembro. Na fase atual, falta a finalização de dois trechos de duplicação: um que fica entre Marília a Echaporã, e outro localizado de Echaporã a Assis. Ao todo, são 64 quilômetros de duplicação.

Em nota, a concessionária explicou que está sendo construída “nova pista com duas faixas de rolamento e acostamento, separada da via atual por canteiro central, além da implantação de 14 dispositivos de retorno em desnível”. Todo o trecho ganhou 3.641 novas placas de sinalização produzidas pela própria empresa que administra a rodovia.

Pensando na mobilidade dos veículos pesados, os retornos possuem “geometria adequada e específica” para evitar tombamento de cargas. “A liberação da rodovia duplicada ao tráfego deve ocorrer no primeiro trimestre de 2023”, diz a concessionária, o que dependerá de autorização da agência de transportes do estado, a Artesp.

Maior parte da obra já está pronta; fase final deve ser concluída em dezembro (FOTO: Divulgação)
Secretário José Antonio avalia obra como muito positiva para a economia de Marília e macrorregião (FOTO: Divulgação PMM)

Os investimentos somados chegam a R$ 294 milhões “e devem impactar diretamente o dia a dia de ao menos 344 mil habitantes” de Marília, Assis e cidades vizinhas. A concessionária diz ter gerado 1.080 postos de trabalho diretos e indiretos nos momentos de maior demanda de mão-de-obra entre Marília e Echaporã; de Echaporã a Assis foram 900 vagas de emprego.

Além disso, Marília e macrorregião terão uma rodovia melhor dimensionada e segura para o escoamento de produção e, conforme estimativa da concessionária, “redução de acidentes, sobretudo de colisões frontais e transversais”, que são as mais comuns, principalmente por causa dos antigos cruzamentos em nível. “Marília tem um parque fabril forte, especialmente alimentício, que produz e abastece todo o País, mas também indústrias da construção civil e produção agropecuária, além de ser polo de educação. Então essa duplicação é obra das mais importantes”, avaliou José Antônio Almeida, secretário de Planejamento Urbano de Marília.

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