Está confirmado: o conhecido ‘pedágio da polêmica’ na SP-294 será mantido entre Marília e Pompeia, diferentemente do que a Prefeitura de Pompeia divulgou, na 4ª feira (31), de que seria mudado para o trecho de ligação com a cidade de Quintana. Essa troca “não pode ser atendida, pois não viabiliza técnica e economicamente o projeto, além de penalizar Quintana, que não receberá investimento” da concessão rodoviária da SP-294, diz nota enviada ao HORAH pela assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Regional de SP.
PEDIDOS – A mesma nota enfatiza que as propostas do Estado foram debatidas em consultas públicas, e que “os municípios beneficiados tinham a clara informação e a necessidade de inclusão de uma praça de cobrança o trecho de Pompeia”. Após isso, o governo dialogou com a Prefeitura de Pompeia e empresas locais e recebeu pedidos feitos em março e, com base neles, deslocou o pedágio que ficaria entre a cidade e o distrito de Paulópolis, “para que a população (…) não ficasse isolada”, levando-o para a ligação com Marília.
POLÍTICA – Pedidos chegam diariamente ao secretário Marco Vinholi, do Desenvolvimento Regional, que, por meio da nota, afirma que “conversa política não se sobrepõe a decisões técnicas e de melhor viabilidade econômica”. Ele cita a construção do contorno viário de 20 km, que vai tirar a rodovia de dentro de Pompeia e custará R$ 400 milhões, para enfatizar que o município está sendo atendido em sua reivindicação mais antiga. Voltando ao pedágio, encerra: “a nova localização (entre Marília e Pompeia) atende aos critérios técnicos e permite a viabilização econômica dos investimentos” no trecho – ou seja, o pedágio ajudará a bancar as obras.
POMPEIA – HORAH fez contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Pompeia novamente e obteve a informação de que, para a prefeita Tina Januário, continua valendo o que lhe disse o secretário Vinholi na manhã da 4ª feira (31/8). Por telefone, ele teria confirmado a mudança do pedágio para a ligação com Quintana, o que foi comemorado pela prefeita, na ocasião. Porém, nada disso se confirmou – ao contrário, acabou desconstruído pela nota da secretaria estadual.
HORAH – Você sabe tudo