É sério – HOSPITAIS SUSPENDEM ATIVIDADES E ADOTAM MEDIDAS PARA CONTER AVANÇO DO SARAMPO

A erupção de manchas avermelhadas pelo corpo é sinal característico do sarampo (FOTO: Reprodução Internet)

Oficialmente com 2 casos positivos de sarampo e cerca de 30 suspeitos, que estão sob investigação, Jaú está tendo de enfrentar a realidade de uma doença que está avançando mais do que o Governo Municipal tem informado. A situação é tão grave que os próprios hospitais resolveram tomar a iniciativa que deveria ser do Poder Público, apresentando um quadro preocupante à população.

Amaral Carvalho suspendeu atividades que não sejam de urgência e emergência para conter circulação e transmissão do vírus do sarampo (FOTO: FM Metropole/Reprodução)

AMARAL CARVALHO – Em nota à imprensa, o Hospital Amaral Carvalho, referência no tratamento de câncer no País, informou que suspendeu temporariamente as atividades eletivas (não urgentes), “por questão de segurança de seus pacientes e funcionários, diante do crescente número de casos suspeitos de sarampo”. A nota é assinada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Gerência de Risco e Medicina do Trabalho do HAC.

Medidas preventivas de controle do sarampo foram adotadas pelo hospital “desde agosto”, inclusive com campanhas internas de vacinação de funcionários e adoção de protocolos de bloqueio da doença, sem sucesso. “Mais casos suspeitos entre funcionários” foram registrados e, nesta 3ª feira (22), a confirmação “de um caso positivo”. A suspensão das atividades eletivas tem a finalidade de “minimizar a circulação e transmissão do vírus” do sarampo.

SANTA CASA – Igualmente, a direção da Santa Casa marcou para esta 4ª feira (23), às 12h, entrevista coletiva com médico infectologista responsável pelo hospital. O nome não foi informado. Ele vai falar na sala da Provedoria sobre o avanço do sarampo e medidas que estão sendo tomadas nos casos suspeitos da doença no Município.

Santa Casa aborda o sarampo e medidas adotadas para conter a doença, em entrevista nesta 4.a feira (FOTO: G1/Reprodução)

CÂMARA – Apesar de o Governo Municipal tentar claramente minimizar o problema, escolhendo veículos de comunicação a quem enviar informações sobre o sarampo, a gravidade do problema foi abordada na Câmara, na sessão da 2ª feira (21). Médico e integrante da base governista, o vereador Dr. Segura foi taxativo: “São vários casos (de sarampo) na cidade, inúmeros, não só um ou dois (como se informa oficialmente)”. Ele apelou para campanhas de orientação à população e por uma convocação para tomar vacina e evitar “complicações graves” da doença.

HORAH – Você sabe das coisas