Economia – EM 11 MESES, CIDADE CONTABILIZA ABERTURA DE MAIS DE 3,4 MIL NOVAS EMPRESAS

CENTRO E ZONA LESTE CONCENTRAM MAIOR QUANTIDADE DE NOVOS NEGÓCIOS EM MARÍLIA

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Marília divulgou balanço da abertura de empresas nos primeiros 11 meses do ano. Foram 3.462 novos negócios constituídos na cidade, sendo 2.925 MEIs (Microempreendedores Individuais) e 537 empresas gerais. O capital social somado passa dos R$ 43,2 milhões. Os dados saíram nesta 4ª feira (2).

O balanço indica que 28% dos novos negócios estão no Centro, 21% na Zona Leste, 19,8% na Norte, 17,4% na Sul e, por fim, 13,6% na Zona Oeste de Marília. O total de novas empresas praticamente se igualou ao resultado do mesmo período de 2019, que teve 3.489 negócios novos abertos na cidade, apesar da pandemia da Covid-19 e da crise econômica que atingiu o País.

“O resultado deste ano é positivo, apesar de tudo”, ponderou Nelson Mora, secretário do Trabalho. Ele ressaltou que a pandemia ainda trouxe “a incerteza sobre abre ou fecha [da economia], deixando os empreendedores cautelosos e, em alguns casos, preferindo esperar para ver o que vai acontecer nos primeiros meses do próximo ano”.

O prefeito reeleito Daniel Alonso também comentou o resultado. “A diferença no número de abertura de empresas é pequena entre este ano e o ano passado, apesar dos problemas econômicos e de pandemia que enfrentamos”, pontuou. Ele atribui a isso também o fato de ter havido mais MEIs do que empresas gerais abertas na cidade no período.

HORAH – Você sabe das coisas