
Programas que incentivem a Economia Criativa, com iniciativas para a formação profissional gratuita, estão sendo anunciados pelo candidato a prefeito Vinicius Camarinha, do PSDB. Esse segmento toma por base o uso do conhecimento, da cultura e da tecnologia para produzir bens e serviços que sejam novos, únicos e originais.
Segundo a assessoria de campanha do candidato, quando prefeito entre 2013 a 2016, Vinicius foi, por exemplo, o responsável pela reforma do Teatro Municipal, que estava há 7 anos fechado e sem atividades. “Vamos incentivar e revitalizar áreas urbanas para criar clusters (agrupamentos) criativos, que são concentrações geográficas de empresas de setores diretos e indiretos da indústria criativa, que se reforçam por meio da cooperação”, disse o candidato.
Para que isso aconteça é necessário dar incentivos fiscais e subsídios para startups e empresas criativas, além de estimular parcerias público-privadas para o desenvolvimento de hubs (centros) criativos, com infraestrutura compartilhada — coworking, laboratórios de prototipagem e estúdios de artes, entre outros.
Vinicius quer criar “programas de formação profissional em áreas como design, mídia digital, artes plásticas, moda e gastronomia, entre outras”, e correr atrás das parcerias com instituições de educação e empresas que ofereçam estágios e oportunidades de aprendizado prático. “Vamos promover workshops e cursos de capacitação em empreendedorismo e gestão cultural”, afirmou.
Mas nada disso vai adiante sem investimento, por isso Vinicius diz que vai criar fundos de investimentos para empresas criativas. “Serão linhas de crédito específicas, além da redução de impostos municipais para negócios que se enquadrem na categoria criativa. Também vamos promover feiras, festivais e eventos culturais”, concluiu o candidato a prefeito do PSDB, demonstrando visão de futuro para a cidade.

HORAH – Informação é tudo