Eficiência – SEGUEM VISITAS À ETE POMBO; RESULTADO DO TRATAMENTO SUPERA EXPECTATIVAS

Com a visita de mais 30 atiradores, TG concluiu visitação à ETE Pombo nesta semana (FOTO: Divulgação PMM)

Estação de Tratamento de Esgoto do Pombo é a primeira das três projetadas para Marília; a do Barbosa também está pronta e a do Palmital será a próxima

Os 90 atiradores do Tiro de Guerra de Marília concluíram visitas para conhecer o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da bacia do Pombo, a primeira das três necessárias para acabar com o despejo de dejetos in natura nos cursos d’água da cidade. A última das três turmas com 30 atiradores cada foi nessa 3ª feira (12), sob comando do Sargento Cláudio Penteado.

Chefe de Instrução do TG Marília, Sargento Claudio, recebe informações do engenheiro responsável pela obra da ETE Pombo, Adalberto Valente, da Replan Saneamento e Obras (FOTO: Divulgação PMM)

A visitação pública em grupos específicos à ETE faz parte de um programa desenvolvido pela Prefeitura e a empresa responsável pela retomada e conclusão da estação, a Replan Saneamento e Obras. “É importante sabermos onde está sendo aplicado o dinheiro público e os benefícios que uma obra desse porte traz para a cidade”, destacou o chefe de instrução do TG. A Replan foi representada pelo engenheiro Adalberto Valente.

EFICIÊNCIA – Ele disse que “o nível de oxigenação e a qualidade do tratamento nos tanques de decantação permitem vida aquática no local”, diante da surpresa dos atiradores em ver um bando de patos nadando na ETE. A decantação está na fase final do tratamento, depois das lagoas de ar difuso, que recebem o esgoto in natura. “Por isso tem peixes, alevinos, girinos (fase embrionária dos sapos) e até patos”, acrescentou Adalberto.

Depois da primeira fase de tratamento do esgoto, patos nadam nas lagoas de decantação da ETE: prova da eficiência do sistema e de que a oxigenação está acima do que é considerado aceitável pelos órgãos ambientais (FOTO: Divulgação PMM)

O engenheiro explicou que o ideal é que a concentração de oxigênio nos rios da região nunca fique abaixo de 5 mg/litro, mas que nos tanques de decantação da ETE “está hoje com resultado de 19 mg/l, o que significa que o tratamento está acima inclusive do que é aceitável pelos órgãos de fiscalização ambiental, como Cetesb e DAEE”. Isso atesta a “alta eficiência da estação” do Pombo – a Replan já concluiu também a ETE Barbosa e ganhou licitação para fazer a última delas, a do Palmital, na Zona Norte.

Com mais esse grupo, os 90 atiradores do TG Marília foram conhecer a ETE, considerada “a obra do século”, mas que ficou emperrada por mais de 25 anos e só foi retomada e concluída agora (FOTO: Divulgação PMM)

MAIS VISITAS – Outras quatro visitas à ETE Pombo já foram agendadas: de 30 alunos da Faculdade Católica, na 2ª feira (18); de mais 30 alunos da EE Edson Vianei Alves, dia 25; e de outros 30 estudantes do CEEJA, dia 27, sempre a partir das 8h30 e com acompanhamento do assessor de gabinete Fábio Conti e do engenheiro Adalberto.

HORAH – Você bem informado