Eleições 2020 – CONDENAÇÕES SÃO SUSPENSAS E CAMARINHA PODE DISPUTAR ELEIÇÃO, MAS DECISÃO NÃO É DEFINITIVA

Ação Rescisória de Abelardo Camarinha não é acolhida e ele permanece inelegível, ou seja, sem condições de disputar eleição (FOTO: HoraH)

O ex-prefeito e ex-deputado Abelardo Camarinha está apto a se candidatar e concorrer às eleições municipais de outubro deste ano. Antes inelegível, ele conseguiu efeito suspensivo de condenação por abuso do poder econômico e do uso da mídia nas eleições de 2016 e, em nesse momento, voltou ao páreo eleitoral em Marília – Camarinha tem manifestado nas redes sociais o desejo de se candidatar à Prefeitura.

A decisão saiu na 4ª feira (5), assinada pelo desembargador Nuevo Campos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de SP, mas não é definitiva, porque o processo segue agora para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A condenação atinge também o ex-prefeito e atual deputado Vinícius Camarinha e mais 5 pessoas, inclusive diretores de veículos de comunicação da cidade. Em nota, o TRE confirmou o efeito suspensivo da condenação “até que o TSE delibere sobre o recurso” de Camarinha.

Além de Abelardo, decisão do TRE beneficia também o filho dele, Vinícius Camarinha, atual deputado estadual e igualmente condenado na mesma ação por abuso do poder econômico e do uso da mídia nas últimas eleições municipais (FOTO: Arquivo HoraH)

COMEMORAÇÃO – Nas redes sociais, Camarinha e aliados políticos comemoraram a decisão já em tom de pré-campanha e desafiaram adversários (entre os quais o prefeito Daniel Alonso). Antes no PSB e filiado atualmente no Podemos, se a decisão desta semana não mudar até as eleições, Camarinha deverá concorrer ao 4º mandato de prefeito – ele exerceu o 1º mandato entre 1983 e 1988 (25º chefe do Executivo da cidade); depois, de 1997 a 2000 (28º prefeito da história); e foi reeleito para o 3º mandato, de 2001 a 2004.

HORAH – Você sabe das coisas